• 09/03/2022
Primeira reunião presencial da Câmara de Turismo avança em propostas para a retomada do setor

A primeira reunião presencial de integrantes da nova diretoria da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF avançou em propostas para alavancar o setor e colocar o Distrito Federal na rota de eventos nacionais e internacionais.

Durante o encontro, realizado na sede da Federação, nesta quarta-feira (9), os conselheiros debateram projetos que visam a captação de recursos locais e federais. O grupo também teve acesso a uma prévia da pesquisa promovida pelo projeto Vai Turismo, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e discutiu um conjunto de propostas que serão apresentadas aos presidenciáveis durante as eleições de 2022.

A presidente do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (BRC&VB), Cláudia Maldonado, que também é vice-presidente da Câmara de Turismo, apresentou um plano de trabalho. O documento faz um raio x da atual situação do turismo no Distrito Federal e indica quais são as áreas de atuação prioritárias, como apoio à captação de eventos, promoção do destino Brasília, investimento em infraestrutura, criação de leis, qualificação profissional e comunicação estratégica.

O plano direcionado aos players do setor turístico engloba ações em todas as áreas envolvida. A estratégia desenvolvida pelo BRC&VB destaca aspectos essenciais para o debate coletivo, como análise de dados, gestão, monitoramento e adequação de políticas públicas.

Entre várias ações e melhorias propostas estão a revitalização do Pavilhão do Parque da Cidade, a reestruturação dos Centros de Atendimento ao Turista, a restauração e a manutenção de pontos turísticos, além da demarcação de áreas para estacionamento de ônibus turísticos em diversos pontos da capital, melhorias na iluminação pública dos setores hoteleiros e a instalação de postos fixos de policiamento, entre outros.

Cláudia destacou o potencial da capital para o turismo nas mais diversas áreas, como rural, cívico, náutico, gastronômico, arquitetônico e de eventos. “Além disso, o turismo pode ajudar a reverter a situação econômica de Brasília durante o pós-pandemia”, avaliou.

O presidente da Câmara de Turismo e do Sindicato das Empresas de Promoção de Eventos do DF (Sindeventos), Luiz Otávio Neves, também enxerga na estratégia do grupo uma oportunidade de retomada da economia. “As ações impactam em toda a cadeia produtiva da capital do País e dá à cidade uma nova vocação, que vai além daquela que já estamos acostumados a lidar, que é a do funcionalismo público”, explicou.

O presidente do Sindicato da Empresas de Turismo, Lamarck Freire Rolim, destacou a importância do encontro, que reuniu representantes de diversos segmentos, como alimentação, hotelaria, eventos, turismo rural, receptivos, entre outros. “Sofremos muito com a pandemia. Agora precisamos nos unir para criarmos e garantirmos um ambiente propício para a retomada da economia”, avalia.

Além de sindicatos da Fecomércio-DF, a reunião contou a participação de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação dos Buffets do DF (ABDF), Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Fetratuh), Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (BRC&VB), Sindicato de Turismo Rural e Ecológico (Ruraltur-DF), Embratur, entre outros.