Nova sede do Sesc e do Senac são anunciadas durante festividades de 50 anos da Fecomércio-DF

Diretores, presidentes de sindicatos, empresários e colaboradores celebraram o aniversário de 50 anos da Fecomércio-DF em almoço realizado nesta quarta-feira (16), na sede do Sesc, em Ceilândia. Durante a cerimônia, o presidente da Federação, Francisco Maia, destacou algumas novidades para o Sistema Comércio da capital do País: foi assinado um documento de aquisição da nova sede do Senac, na Asa Norte, e anunciada a construção da uma nova sede do Sesc, no Lago Sul, próximo à ponte JK – será construído um polo de lazer, cultura, educação e saúde, com inauguração prevista para o dia 5 de dezembro de 2021.

A nova sede do Senac terá mais espaço, mais vagas e um ambiente muito mais moderno. As instalações possuem alto padrão. Ainda durante a cerimônia de aniversário da Federação, Francisco Maia lembrou do fundador da entidade, Newton Rossi, e da sua paixão por Brasília. Ele também agradeceu ao empenho dos funcionários e destacou o trabalho realizado por sua gestão, que teve início em 2019, com grandes realizações, dando protagonismo aos sindicatos filiados e associados à Federação, com muito mais espaço nas tomadas de decisões e nas estruturas do Sesc e do Senac.

“Os anos passam e cada um deles deve ser celebrado e festejado pelos ensinamentos. Estamos completando 50 anos de conquistas com a Fecomércio. Os filhos da federação: Sesc e Senac também estão em festa neste dia. Já foram meio século de belas histórias para contar”, destacou Francisco Maia. Sobre Newton Rossi, ele contou um pouco da história de como conheceu o fundador da Federação do Comércio e de suas conquistas como um apaixonado por Brasília. “Conheci Newton Rossi quando trabalhava no Correio Braziliense. Quando sai de lá, ele me acolheu na Federação, onde tive o prazer de poder trabalhar com ele”, destacou.

“Rossi chegou a Brasília no final da década de 1950, se empenhou na construção da cidade e alguns anos depois, em 1970, inaugurou a Federação, que surgia com apenas cinco sindicatos. Hoje temos 28, que representam diretamente o comércio, os serviços e o turismo. 50 anos se passaram e todos nós carregamos esse espírito empreendedor de Newton Rossi”, ressaltou Francisco Maia.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, enviou um vídeo, que foi apresentado para todos os presentes. Ele elogiou o trabalho realizado pela Federação em todo o Distrito Federal e parabenizou a entidade pelo seu aniversário. “Meio século de desenvolvimento econômico no DF. São 50 anos procurando minimizar a desigualdade social e elevar o padrão educacional da população. Gostaria de louvar a gestão e administração do presidente Francisco Maia. Ele fez uma revolução em pouco tempo de gestão e tem sido um grande exemplo de sucesso e de trabalho honesto”, salientou Tadros.

O diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, e o diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron, também estiveram presentes e falaram sobre o trabalho realizado pelas duas instituições. Marco Tulio destacou números do Sesc durante 2020, ano em que a entidade trabalhou incansavelmente para atender a sociedade brasiliense. “Hoje temos mais de 250 mil pessoas com credencial do Sesc. Estamos trabalhando como nunca: só esse ano foram mais de 40 mil atendimentos médicos; 1,7 mil exames; 3 mil consultas psicológicas; 335 lives e 87 mil cestas básicas arrecadadas. Ano que vem vamos ampliar ainda mais”, disse Marco Tulio. Sobre o Senac, Antonio Tadeu Peron falou da capacidade da equipe e de novos desafios para 2021. “O Senac teve muitas novidades neste ano, uma delas foi a chegada de uma nova equipe na área de educação. Também teremos ainda a inauguração da nova Faculdade Senac, mais moderna e acessível. É um trabalho do fruto da administração do Francisco Maia”, disse.