• 18/02/2022
Missa homenageia a memória do ex-presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia

Uma missa celebrada no Santuário São Francisco de Assis, nesta quinta-feira (17), homenageou a memória do ex-presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia. Familiares e amigos se reuniram um ano após sua morte para relembrar o líder que deixou saudade e um grande legado para o Distrito Federal.

Vítima da mesma doença que abreviou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, Chico Maia, como era conhecido, lutou ativamente contra a pandemia de Covid-19 enquanto esteve à frente da Federação. Ao lado de representantes do Executivo e do Legislativo, angariou esforços junto aos parceiros do setor produtivo e implementou medidas de assistência à população e prevenção contra o coronavírus.

Chico Maia também se destacou pela versatilidade na trajetória profissional. Jornalista formado pela Universidade de Brasília, passou pelos principais veículos de Comunicação da capital até empreender e montar seu próprio negócio. Foi pioneiro em produtoras de vídeo e também se lançou no campo de ventos e hotelaria. Esteve por 20 anos na diretoria da Fecomércio ante de assumir a presidência da Federação, onde ficou por dois anos.

O atual presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destacou que a homenagem realizada a seu antecessor deixou marcado o reconhecimento coletivo pela sua importância para história da cidade e do setor produtivo. “Foi muito importante para todos nós nos reunirmos hoje e relembrar sua trajetória. Estar aqui junto à família de Chico Maia e seus amigos é um ato de gratidão e de grande respeito pelo seu legado”, disse Aparecido.

“Hoje não é um dia de tristeza. Hoje é um dia de alegria por podermos nos juntar a tantas pessoas que o amavam e que vieram para dar essa força para nós, da família. Isso nos faz senti-lo perto da gente. Ele está aqui hoje entre nós”, declarou emocionada a filha Valéria Farias.

O encontro realizado no Santuário São Francisco de Assis, santo que leva o mesmo nome de Chico, reuniu esposa, filhos e netos do ex-presidente do Sistema Fecomércio. Também estiveram presentes integrantes e presidentes de diversos sindicatos da Federação, os diretores regionais do Sesc e do Senac, Valcides de Araújo da Silva e Karine Câmara, assim como conselheiros dessas entidades. A secretário de Turismo, Vanessa Mendonça, representou o Governo do Distrito Federal.