• 10/11/2022
Mapa do Comércio do DF é destaque na Rio Innovation Week (RIW)

O Mapa do Comércio, plataforma de inteligência criada pela empresa Insight Soluções Analíticas a pedido da Fecomércio-DF, com apoio do Sebrae-DF, foi destaque na Rio Innovation Week (RIW). Patrocinado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o encontro, que termina nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, discute os rumos da economia no contexto das inovações tecnológicas como alavanca para novas perspectivas de negócios.

O estende da Fecomércio-DF no evento conta com a colaboração da chefe do Núcleo de Atendimento Sindical da Fecomércio-DF, Michele Marques, e do CEO da Insight Soluções, Henrique Queiroz. Eles explicam aos participantes do evento as vantagens da ferramenta utilizada pela Federação.

A plataforma de inteligência provém o setor produtivo da capital com informações estratégicas. De posse dos principais indicadores dos segmentos representados pela Federação, a análise dos dados ajuda subsidiar estratégias, gerar novos negócios, além de dar suporte a ações de defesa de interesses de todo o setor e seus 28 sindicatos.

“O Mapa do Comércio permite uma robusta análise do cenário empresarial no DF, com visões segmentadas por diversos critérios como, a Atividade Econômica (CNAE), Região Administrativa (RA), porte, natureza jurídica, regime tributário, entre outros, a fim de mensurar de forma assertiva a dimensão de cada área e suas características”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Além do universo empresarial, a ferramenta abrange outros temas estratégicos, como emprego, arrecadação tributária, compras públicas, projetos legislativos. A confiabilidade das informações se dá por meio de rotinas frequentes e automatizadas de coletas de dados diretamente de órgãos oficiais, a exemplo da Receita Federal, Secretaria de Economia do DF, IBGE, Ministério do Trabalho e Emprego, Codeplan, Portal da Transparência, Câmara dos Deputados e da própria Fecomércio-DF.