• 05/03/2022
José Aparecido completa um ano de gestão à frente do Sistema Fecomércio-DF e ressalta conquistas para empresários e trabalhadores do comércio

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, completa neste sábado (5), um ano de gestão à frente da Federação do Comércio do DF e do Instituto Fecomércio e seis meses na presidência dos conselhos regionais do Sesc e do Senac. Durante esse tempo de gestão, diversas ações foram realizadas em prol do comércio, dos empresários, dos trabalhadores e da população do Distrito Federal como um todo.

Com intermediação da Fecomércio, foram estruturadas linhas de créditos para os empreendedores, além de vários outros benefícios. “Elaboramos protocolos de segurança contra o Covid e realizamos diversas reuniões para que os setores pudessem reabrir e funcionar com segurança. Também estabelecemos diálogos com o Poder Executivo para que o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) saísse do papel e desse um fôlego para os empreendedores. Procuramos entender a dor de cada segmento e sanar uma a uma, com a ajuda de nossos sindicatos”, destaca José Aparecido.

No Instituto Fecomércio, o presidente do Sistema ressalta que foi feito história. “Depois de mais de 20 anos em situação irregular, o IF saiu do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). Agora, pode voltar a desenvolver grandes projetos, ampliando ainda mais o leque de pesquisas empresariais e convênios para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Uma grande vitória, sem dúvida”, salienta José Aparecido. Durante o ano passado, o IF inseriu mais de 4,5 mil estudantes no mercado e retomou as pesquisas empresariais de pré e pós-vendas em datas comemorativas.

Já o Senac-DF, trabalhou durante esse período para transformar vidas e fomentar casos de sucesso. A diretora regional da entidade, Karine Câmara, explica que a instituição tem um grande papel em ajudar na retomada da economia. “Nossa missão e visão é profissionalizar a mão de obra e trazer novas pessoas para o mercado de trabalho, já que hoje temos muitas oportunidades abertas, mas não temos profissionais capacitados. O Programa Senac de Gratuidade (PSG), por exemplo, foi um sucesso: apenas em 2021 foram disponibilizadas mais de 28,6 mil vagas em diversos cursos e isso faz a diferença”, explica Karine.

“Na Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF diminuímos o valor da mensalidade e passamos a ofertar cursos de graduação a 99 reais e de pós-graduação por 200 reais, em uma estrutura toda moderna e inovadora, exatamente para aproximar mais o cidadão da qualificação. Hoje temos mais de 1,7 mil alunos e isso representa a educação profissional chegando nas empresas. Trazemos também os empresários para perto do Senac: assinamos nesse período mais de 20 termos de cooperação com sindicatos e empresas para a oferta de cursos, contribuindo para o desenvolvimento”, ressalta Karine Câmara.

No Sesc foram feitas diversas melhorias estruturais. A unidade da 504 Sul, por exemplo, uma das mais antigas, foi totalmente revitalizada. Toda a fachada foi repaginada, assim como espaços internos. A entidade realizou parcerias com o GDF para ofertar vacinas contra a Covid e o Programa Mesa Brasil foi outro destaque, ajudando diversas pessoas a saírem da pobreza alimentar. “Estamos trazendo o Sesc-DF de volta ao comerciário, com a reabertura dos clubes e restaurantes aos domingos e a constante modernização de nossas nove unidades. Nosso objetivo é trazer mais qualidade em nosso atendimento, com maior transparência e eficiência em todos os nossos serviços”, destaca o diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo da Silva.