• 15/09/2022
Izalci Lucas se compromete em baixar alíquota modal do ICMS para 17%

O senador Izalci Lucas (PSDB), candidato a governador do Distrito Federal, foi o terceiro participante da sabatina promovida pela Fecomércio-DF. Se eleito, ele se comprometeu em rever a alíquota modal do ICMS de 18% para 17%. A atual taxa onera o setor produtivo desde 1º de janeiro 2016. Sua redução é uma das demanda mais latentes dos empresários do DF. “Não tem sentindo o governo cobrar um imposto maior do que o estado de Goiás, que cobra 17%. Por isso que a gente perde as empresas”, destacou o candidato.

Para estimular o desenvolvimento das empresas, principalmente das pequenas, o senador defendeu uma política voltada para isenções fiscais. Isso também ajudaria a combater o desemprego, na sua avaliação.

Sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo do Distrito Federal (Luos), que foi recentemente atualizada com apoio da Fecomércio-DF, mas que ainda requer melhorias, Izalci Lucas defendeu uma nova revisão, com foco na vocação e potencial de cada Região Administrativa.

A mesma estratégia foi proposta para o setor de turismo. Segundo ele, as cidades devem explorar o que há de mais atrativo. Devido a sua catedral e sua tradição agrícola, o candidato citou Brazlândia como exemplo de turismo religioso e rural.

O segundo dia de sabatina com os candidatos ao GDF aconteceu nesta quinta-feira (15). O empresário Paulo Octávio (PSD) e o vice da senadora Leila Barros (PDT), Guilherme Campelo, forma os primeiros entrevistados na quarta-feira (14). Na sexta-feira (16), estão previstos encontros com o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), e o deputado distrital Leandro Grass (PV).