• 08/05/2023
Fecomércio + Perto de Todos leva serviços gratuitos para mais de 2 mil pessoas na Vila Planalto

No último sábado (6) a Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), em parceria com o Sesc-DF, Senac-DF e Instituto Fecomércio, promoveram a terceira edição em 2023 do projeto “Fecomércio + Perto de Todos”, de forma inédita, na Vila Planalto. Mais de duas mil pessoas receberam servi​ços gratuitos e essenciais de saúde, esporte, lazer, recreação, corte de cabelo gratuito e mais. Além da programação especial, o evento também teve uma importante iniciativa de conscientização da população sobre a importância de defender os direitos das entidades Sesc e Senac.

Durante todo o dia, os moradores da região receberam apoio e auxílio em consultas odontológicas, conversa com psicólogo, atendimento de pediatra, clinico geral, vacina contra gripe e reforço da vacina bivalente, contra a covid. Além disso, foram oferecidos serviços de corte de cabelo, manicure, massagem e maquiagem. Houve também apresentação de dança, sorteio de voucher para uso de clubes do Sesc-DF e muito mais. A iniciativa contou com a presença de autoridades locais, representantes das entidades parceiras e da comunidade em geral.

A população também se posicionou a favor do abaixo-assinado contra o desvio de verbas de 5% das contribuições sociais destinadas pelas empresas do setor terciário ao Sesc e ao Senac para a Embratur, conforme previsto nos artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 09/2023.

O 1° Vice-Presidente da Fecomércio-DF e presidente do Sindicato Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Sebastião Abritta, esteve presente e reforçou a importância das pessoas terem conhecimento do desvio que pode atingir entidades do Sistema Comércio. “É por isso que nós precisamos nos manifestar contra esse desvio de 5 %, porque nossa luta diária é para beneficiar mais pessoas e cidades satélites e, infelizmente, com esse corte essa prestação de serviços essenciais ficará gravemente comprometida”, disse Abritta.

A campanha para que a população manifeste sua insatisfação em relação aos artigos 11 e 12 do PLV nº 09/2023 já está em andamento e os moradores da Vila Planalto tiveram a oportunidade de contribuir com a causa durante mais uma edição Fecomércio + Perto de Todos. Para participar da campanha, os interessados podem acessar o link disponível clicando aqui​.

O administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, também compareceu ao evento na Vila Planalto e agradeceu o apoio da Federação do Comércio e seus braços sociais. Em seu discurso, ele convidou o público para defender o Sesc e o Senac aderindo ao abaixo-assinado. “É uma parceria maravilhosa com uma estrutura que a população precisa. E podem contar comigo porque eu já assinei e sou contra essa lei que desvia recursos do Sesc e do Senac. Nós temos que unir forças. Se essa lei for aprovada nós não teremos eventos como esse para nossas cidades”, reforçou o administrador.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, fez questão de alertar o público sobre o que pode acontecer caso as entidades recebam o corte de 5%. “Nós empregados é quem vamos pagar essa conta também. Então todos precisam participar e se manifestar. Portanto essa luta é de cada um de nós”, disse Valcides.

O evento foi um sucesso e, além de oferecer serviços importantes para a população, também contribuiu para conscientizar a comunidade sobre a importância de defender os direitos das entidades Sesc e Senac. Com a iniciativa, a expectativa é que​​ mais pessoas se mobilizem em defesa dos direitos dessas instituições e que a luta por uma sociedade mais justa e igualitária se fortaleça cada vez mais.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO.

Com informações do Sesc-DF