• 01/06/2023
Fecomércio-DF levará produtos e serviços sindicais às empresas nas cidades

Com objetivo de fortalecer sua base sindical, a Fecomércio-DF lançou, na noite desta quarta-feira (31), o programa Sindicatos Empresariais nas Cidades. O intuito da ação, que percorrerá Regiões Administrativas (RAs), será ofertar serviços do Sistema Comércio ligados à Federação e aos 28 sindicatos, para que fomentem o associativismo e trabalhem na defesa dos interesses empresariais do setor de comércio de bens, serviços e turismo no Distrito Federal.

Para isso, a Fecomércio-DF fará pesquisas com intuito de customizar produtos e serviços ofertados pela Federação, Sesc-DE, Senac-DF e Instituto Fecomércio-DF. “O Sistema Confederativo do Comércio tem grande relevância no desenvolvimento econômico e social do País. Essa ação buscará fortalecer nossa união com comerciantes e comerciários, facilitando o acesso de todos a benefícios em diversas áreas, como assistência sindical, convenções coletivas de trabalho, inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho, além de capacitação profissional, saúde, educação, cultura, lazer e turismo”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

O primeiro encontro será em Taguatinga Norte, em setembro. Com mais de 24 mil empresas, a cidade é a segunda no ranking de CNPJ ligados ao setor de comércio de bens, serviço e turismo. Só perde para o Plano Piloto (39,7 mil). Em terceiro lugar vem Ceilândia (23 mil), seguida de Guará (16,1 mil) e Águas Claras (15,3 mil).

Entre as atividades econômicas predominantes no Distrito Federal estão comércio varejista de vestuário e salões de beleza, cada uma com cerca de (16,1 mil) empresas ativas. Em seguida, restaurantes (8,8 mil); lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (8,9 mil); e atividades de estética e cuidados de beleza (7,8 mil).

Durante o evento, os sindicatos assinaram um termo de adesão e parceria, comprometendo-se a visitar as empresas e trabalhar na divulgação das agendas nas cidades. O presidente do Sindicato de Óticas (Sindióptcas-DF), José Fernando da Silva, disse que a medida reforça o papel da Federação. “Como empresário, acredito que seja importante levar informação àqueles que ainda não conhecem os serviços do Sistema S. É uma forma de mostrar para onde vai o dinheiro da sua contribuição”, avalia.

O presidente do Sindicato das Empresas de Sistema Eletrônico de Segurança (Siese-DF), Perseu luata Costa, também elogiou a iniciativa. “A Fecomércio-DF precisa mostrar aos empresários a estrutura disponível e os benefícios aos empresários e seus funcionários”.