Diretoria da Fecomércio aprova filiação do Sindicombustíveis

O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF) é o mais novo filiado da base Fecomércio-DF. Por decisão unânime da diretoria da Federação, a aprovação se deu durante a última reunião do ano. Antes de se filiar, o Sindicombustíveis integrava a Federação somente na condição de associado. Agora o sindicato amplia sua lista de direitos e deveres, podendo participar do Conselho de Representantes, compor chapa para concorrer à eleição e participar dos Conselhos do Sesc e do Senac, entre outras atribuições.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a filiação do Sindicombustíveis fortalece a base da Federação. “Temos trabalhado juntos nos últimos tempos e tenho certeza que ainda há muito a ser feito pela sua categoria. Em nome de todo o Sistema, quero dar as boas-vindas à nossa base sindical”, disse Aparecido ao presidente do Sindicombustíveis, Paulo Tavares.

Segundo Tavares, o setor varejista de combustíveis precisa se reinventar. Para isso, ele diz ser de extrema importância a ajuda da Fecomércio e de outros sindicatos do setor produtivo. “Nossas demandas parecem poucas, mas não são. Este ano vendemos 16% a menos de volume que no ano passado, que já teve uma redução nas vendas em relação ao 2019.  O número de clientes vem caindo e nós precisamos nos adaptar aos novos tempos, em que os postos não trabalham somente com combustíveis”, explicou.

Entre as pautas do setor de combustíveis em andamento na Fecomércio, destaca-se a inclusão de dispositivos na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e no Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) para que os postos de gasolina regularizem a situação de lava-jatos, conveniências e outros serviços.

Durante a reunião que resultou na filiação, o Sindicombustíveis e o Senac assinaram acordo de cooperação para cursos de capacitação. Em breve, trabalhadores deste setor terão módulos específicos de qualificação.