• 01/11/2023
Dia de Finados deve impulsionar em 8,9% a venda de flores no DF

O Dia de Finados (2 de novembro) promete aquecer o comércio de flores no Distrito Federal. Pesquisa inédita realizada pelo Instituto Fecomércio-DF (IF-DF) mostra que a venda desses produtos e outros como velas e artigos de decoração pode aumentar cerca de 8,9% em relação ao ano passado. Essa é a expectativa média das distribuidoras, supermercados, armarinhos e floriculturas, principalmente aquelas localizadas nos cemitérios das cidades.

O levantamento consultou empresários com a finalidade de compreender o impacto econômico do feriado. A maior parte (58,3%) acredita que as vendas serão iguais ao efetivamente vendido no ano passado. Outros 31,4% dos comerciantes esperam vendas maiores, e 10,3% vendas menores que as do ano passado.

Os estabelecimentos entrevistados indicaram que as flores do tipo crisântemo devem ser as mais procuradas para as homenagens de Dia de Finados, com 22,1% das intenções. As rosas (16,7%), kalanchoes (14,4%), margaridas (11,9%) e gérberas (8,8%) completam o ranking dos cinco tipos mais vendidos.

O presidente do Sindigêneros-DF, Joaquim dos Santos, cujo sindicato representa as floriculturas do DF, diz que a data é a quarta melhor para o comércio de flores. “Em primeiro lugar vem o Dia das Mães, depois Dia dos Namorados e Dia Internacional da Mulher”, explica. Ainda segundo Santos, os crisântemos são o tipo preferido por conta da oferta e do preço. “Os crisântemos são flores encontradas com abundância nos meses de novembro e dezembro. Além da variedade de cores, sendo amarelo, vermelho, rosa e branco, que permitem a confecção de um arranjo caprichado, o preço fica mais acessível por conta da oferta nesta época”, explica

Ticket médio

O ticket médio deve oscilar entre os segmentos. Nas floriculturas, o valor pode ficar em R$ 85,42, seguido pelas distribuidoras (R$ 73,08), supermercados/mercearias (R$ 45,63) e armarinhos/lojas de utilidades (R$ 28,26). Assim, o ticket médio de venda esperado pelos comerciantes é de R$ 54,73.

A pesquisa mostrou que 68,4% dos lojistas pretendem manter os preços durante a data. Outros 30,2% afirmaram que pretendem aumentar os valores sob justificativas de repasse de custo com fornecedor (82%), aumento de impostos (9,8%) ou aumento do dólar (8,2%). Entre os empresários que pretendem diminuir os preços (1,4%), o motivo mais mencionado foi a adequação dos valores ao cenário econômico atual.

A forma de pagamento mais esperada é o cartão de crédito, com 63,6% das intenções. Por outro lado, os pagamentos no débito podem chegar a 21,8%, além do dinheiro (8,4%) e do pix/transferência (6,2%), segundo estimativa dos lojistas.

Metodologia
Os dados da pesquisa foram coletados entre 13 e 18 de outubro de 2023. A abordagem aos lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes, deu-se de forma presencial e compreendeu uma amostra de 417 empresas do segmento de flores e velas, concentradas em várias regiões do DF.