Redes sociais :
  • Adilson
  • 29/05/2023
Dia da África reúne mais de mil pessoas no Museu de Arte de Brasília

 

O Dia Mundial da África foi celebrado, no sábado (27), em evento promovido pela Fecomércio-DF, Sesc-DF e Senac-DF. A ação teve foco em arte, moda, gastronomia, música e comércio internacional. Aberto ao público e gratuito, a festividade foi realizada no Museu de Arte de Brasília (MAB) e reuniu mais de mil pessoas. O som ficou sob o comando da DJ e produtora musical brasiliense Odara Kadiegi, filha de mãe angolana e pai carioca.

Na passarela, 15 modelos da agência 3 Models desfilaram com roupas tradicionais de 32 países africanos. Cabelo, maquiagem e produção do desfile ficaram por conta de professores e alunos dos cursos do Senac. O Brasília Trend Fashion Week e o Grupo Cirandinha, por meio da empresária e conselheira do Senac Bernadeth Martins, garantiram o casting de modelos.

Em parceria com o MAB, as embaixadas organizaram uma exposição de arte com obras raras, artefatos históricos, indumentárias, pinturas e fotos. A praça de alimentação teve comidas típicas africanas e brasileiras, com pratos senegaleses, quenianos e o tradicional acarajé baiano.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destacou a importância do evento. “Celebramos a cultura africana e sua influência no Brasil, reunindo representantes de 32 países, do setor produtivo do DF, do Governo do Distrito Federal e o público da cidade”.

A embaixatriz de Gana, Abena Busia, explicou que o evento promoveu conexões. “Foram tantas comidas consideradas típicas do Brasil, mas que têm suas raízes na África. Também tivemos o legado da música, até o senso das cores e formas. Portanto, qualquer evento nesse sentido, que dá visibilidade e promove comunicação, é de vital importância para todos”, diz Busia.

A chefe de gabinete da Fecomércio-DF, Caetana Franarin, afirmou que a noite foi muito especial. “Desenvolvemos um grande projeto com o Secretário de Assuntos Internacionais, Paco Brito. Agradeço imensamente aos embaixadores e aos empresários do setor produtivo”.

O vice-presidente da Fecomércio, Jael Antônio da Silva, falou sobre Brasília ser a cidade que engloba todas as nações do mundo. “É fundamental, aqui, na capital do Brasil, celebrarmos o dia da África”.

Hélio Queiroz, também vice-presidente da Fecomércio-DF, enfatizou a relevância do evento. “O continente africano escolheu não ser monocromático. É o que nos encanta, além de ser um povo amável e irmão”.

O embaixador do Quênia, Lemarron Kanto, falou em nome dos países participantes do projeto. “Estamos aqui para celebrar a nossa cultura e arte africana”.

O secretário de relações internacionais do GDF, Paco Brito, agradeceu pela excelente relação que há entre as embaixadas e o governo do DF.

 

Da Assessoria de Comunicação do Senac-DF

 

 

Pular para o conteúdo