• 01/06/2023
Comércio pode funcionar no feriado de Corpus Christi

A Fecomércio-DF informa que, na quinta-feira (8 de junho), data em que se comemora o Corpus Christi, as empresas ligadas à base do Sindigêneros-DF, do Sindióptica-DF e do Sindipel-DF podem funcionar.

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre a Fecomércio-DF, os sindicatos patronais e o Sindicato dos Comerciários do DF (Sindicom-DF), açougues, minimercados, floriculturas, óticas, livrarias e papelarias podem abrir as portas. A decisão fica a cargo dos donos das empresas.

O Sindivarejista-DF informa que os shoppings abrirão as portas e o comércio de entrequadras também está autorizado a funcionar.

Bares e restaurantes, assim como supermercados, feiras e drogarias devem funcionar normalmente, de acordo com o Sindhobar-DF, Sindsuper-DF, Sindifeira-DF e o Sincofarma-DF.

Os empregadores, no entanto, devem ficar atentos às regras de compensação dos trabalhadores para esse dia, que garantem vale transporte gratuito, alimentação, turno de seis horas e uma folga por semana no domingo ou feriado, podendo ser no período de dez dias. O salário do dia será remunerado com 50% de acréscimo.