“Ambiente propício para a retomada da economia no DF”, avalia presidente José Aparecido sobre o Pró-Economia 2

O governador Ibaneis Rocha e o secretário de Economia, André Clemente, lançaram, nesta quarta-feira (24), um pacote com 34 medidas referentes à etapa 2 do programa Pró-Economia. O programa consiste em uma série de ações para minimizar os impactos da covid-19 sobre empresas e profissionais do DF e dar fôlego à economia. Na prática, o governo decidiu reduzir e facilitar o pagamento de tributos para aumentar a arrecadação. Isso significa que o GDF abrirá mão de parte da arrecadação para ter mais receita em caixa.

As medidas do Pró-Economia II abrangem setores como saúde, construção civil, rede de hotelaria, associações de catadores de recicláveis, empresas e até o Nota Legal.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, participou da cerimônia de lançamento do Pró-Economia 2, ao lado de autoridades do Executivo, Legislativo e lideranças do setor produtivo. Segundo Aparecido, a estratégia do GDF deverá impactar positivamente não só os empresários, mas também a população do Distrito Federal. “As empresas se regularizando vão poder voltar a gerar empregos novamente. Todo mundo sai ganhando com tudo que foi anunciado hoje”, afirma Aparecido.

Aparecido cita outros benefícios gerados pelo pacote de medidas. “O que as empresas mais querem é estar em dia com seus impostos. Essa é uma oportunidade ímpar. Por isso conclamo os empresários que estão com dívidas, que façam seu parcelamento, que façam adesão ao Refis da pandemia. Sobre a redução do ITBI, agora é a oportunidade para aqueles que tem contrato de gaveta, que não possuem escritura de seus imóveis, que aproveitem para regularizar sua situação”.

Sobre a redução do ISS para hotéis e hostels, Aparecido avalia. “Foi criado o ambiente propício para a retomada desse setor, que tanto sofreu com a pandemia. Isso irá ajudar também o setor de eventos”, garante.

“Cada vez que o governo reduz tributos, ele facilita a vida do empresário e do cidadão, e a arrecadação vai aumentando cada vez mais. Assim, criamos um ambiente de confiança”, destacou o governador Ibaneis Rocha, durante anúncio das propostas.

“Mesmo no momento mais difícil de Brasília e do mundo, reunimos todos os nossos esforços para mudar a realidade da nossa cidade e deixar um legado que ninguém nunca mais vai destruir. São R$ 9 bilhões injetados na nossa economia”, salientou André Clemente ao falar dos números que envolvem os Refis I e II, o Pró-Economia I e II e operações de crédito em andamento.

Confira as 34 medidas do Pró-Economia I.

1 – Refis 20021 – expectativa de receita em R$ 377 milhões e impacto positivo na arrecadação, com adesão estimada em R$ 1.496.000.000,00.

2 – IPTU 1% para imóveis comerciais em construção

3 – Isenção de ITCD às doações para o sistema de saúde privado

4 – Redução do ITBI para 1% entre janeiro de 2022 e março de 2022

5 – Redução de ISS para 3% para hotéis e hostels