• 30/10/2020
Sesc-DF doa 10 mil testes de Covid-19 para o GDF realizar pesquisa epidemiológica na população

Com o intuito de amenizar os prejuízos causados pelo novo coronavírus à sociedade, o Sesc-DF realizou uma doação de 10 mil testes de COVID-19 para a Secretaria de Saúde, na noite desta quarta-feira (28). Com os kits, a secretaria informa que realizará um inquérito epidemiológico em todas as regiões administrativas do Distrito Federal para entender como o vírus tem circulado entre a população – um estudo inédito e de grande relevância para frear a evolução da doença. O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, diz que as entidades do Sistema Comércio do DF, que englobam: Sesc, Senac, Federação do Comércio e Instituto Fecomércio, têm atuado no combate ao vírus desde o início da pandemia, com apoio da secretaria.

O Sesc-DF apoiará a secretaria na aplicação dos testes rápidos, para a realização do inquérito. A entidade disponibilizará profissionais da área da saúde da instituição e que atuarão sob supervisão de profissionais do executivo local. Para firmar a parceria, será assinado ainda nesta semana um Termo de Cooperação. O Governo do Distrito Federal ainda apresentará um cronograma de aplicação, a ser realizado em todas as Regiões Administrativas. “A Secretaria de Saúde tem sido uma grande parceira. No início da pandemia eles nos ajudaram a testar os comerciários e desde então a pasta vem nos auxiliando e supervisionando as nossas ações sanitárias. Esse é mais um trabalho em conjunto, com o principal objetivo de ajudar a população brasiliense”, disse Maia. Ele destacou ainda que o Sesc também se colocou à disposição para ajudar na vacinação contra a poliomielite e outras doenças.

O secretário, Osney Okumoto, foi até a sede da Fecomércio-DF, receber os kits. De acordo com ele, a doação vai permitir que o governo local realize o inquérito epidemiológico com segurança e rapidez. Ele explica ainda que o processo será da seguinte forma: por meio de um sorteio, a secretaria irá até às residências localizadas nas Regiões Administrativas para realizar a testagem. “Vamos às casas sorteadas e, com o consentimento do morador, aplicaremos o teste. Dessa forma, poderemos fazer um estudo detalhado de como vírus circulou na região”. Ainda de acordo com o secretário, serão usados 8.500 kits de testagens na pesquisa, sendo 250 por região administrativa.

O diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, informa que a entidade sempre está disponível. “É uma forma de ajudar a população que está passando por esse momento delicado. No que for possível, o Sesc estará presente e atuando de forma conjunta com os órgãos de governo”, enfatizou Marco Tulio. Já o diretor administrativo e financeiro do Sesc-DF, Guilherme Reinecken, diz que a ação do Sesc-DF tem como objetivo apoiar o governo local no combate à doença. “Essa ação em específico vai ajudar o governo a mapear os casos e orientar o Estado na atuação e no controle da pandemia. A sociedade mais carente, que não tem acesso ao teste, será a mais beneficiada”, explica.