Fortalecendo o setor de comércio e serviços
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou recuo de 0,3% em abril na comparação com março de 2014 e atingiu a marca de 125,2 pontos. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice teve um retrocesso de 4,1%, segundo a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta terça-feira (15), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar da queda, o estudo ainda denota um otimismo das famílias de todo o País, pois apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo.
As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,2% em fevereiro em relação a janeiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta ocorreu tanto para o volume de vendas quanto para a receita nominal. No caso do volume, foi registrado crescimento pelo segundo mês seguido. Sobre o mesmo mês do ano passado a alta do volume em fevereiro foi de 8,5% – a maior desde novembro de 2012.
A solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato das Empresas de Produção de Imagens, Fotografias, Filmagens e Profissionais Autônomos do DF (Sinfoc) para o próximo quadriênio (2014- 2018) ocorreu nesta segunda-feira (14), na sede da Fecomércio.
O aumento da criminalidade na capital do País tem preocupado a sociedade brasiliense. No acumulado dos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano foram registrados 179 assassinatos no Distrito Federal. É preciso dar uma basta na violência e buscar soluções. Nesse sentido, com o objetivo de colaborar com o enfrentamento do problema, a Federação do Comércio do DF realizará no dia 30 de abril, das 9h às 12h, na sede da entidade, uma mesa redonda sobre segurança. O debate integra a oitava edição do projeto institucional Brasília 2015.
O comércio do Distrito Federal funcionará em horários especiais durante as festividades de Páscoa. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista- -DF), as lojas de rua e de shoppings da capital federal estarão fechadas no feriado de sexta-feira da Paixão (18). No sábado (19), elas reabrem normalmente. Já no domingo de páscoa (20), as lojas de shoppings estarão abertas das 14h às 20h e as de rua terão liberdade para optar pelo melhor horário.
Feriados nacionais e estaduais podem acarretar um impacto negativo de R$ 3,07 bilhões no varejo brasileiro, de acordo com análise da Confederação Nacional do Comércio (CNC). A entidade estima queda de 9,2% na lucratividade do varejo a cada feriado de abril.
Em um artigo intitulado A Inconfidência do Comércio, o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Miguel Setembrino, manifesta o descontentamento dos empresários do comércio com a atual carga de impostos. Em seu texto, Setembrino destaca ainda a questão da substituição tributária, um artifício gerado para anular benefícios do Simples, conquistados a duras penas por milhões de micro e pequenos empreendedores do País. Leia a íntegra do artigo:
Adelmir Santana Presidente da Fecomércio-DF, entidade que administra o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio no Distrito Federal. O Simples Nacional precisa voltar a ser simples. O regime tributário criado para beneficiar os micro e pequenos empresários com a redução de impostos tem sido duramente atingido nos últimos anos pela substituição tributária. Com o uso desse artifício, ao recolher antecipadamente o ICMS, o Estado cobra da empresa inscrita no Simples duas vezes o mesmo imposto, o que torna o negócio inviável. A burocracia também tem atrapalhado bastante.O caminho para solucionar esses problemas passa pela aprovação urgente da proposta que atualiza a Lei Complementar nº 123, em nome de quem mais gera emprego no País. projeto de atualização dessa lei está em tramitação na Câmara dos Deputados. Estive no parlamento
Pesquisa da Fecomércio-DF mostra que 60,5% dos empresários brasilienses manterão agora o mesmo preço dos ovos de chocolate na comparação com 2013. O levantamento foi feito com 147 empresários de estabelecimentos de rua e de shoppings, de seis segmentos distintos: supermercados, chocolaterias, floriculturas, lojas de brinquedos, perfumaria e loja de variedades. Com base em promoções e descontos, os comerciantes esperam vender 11,12% a mais do que no ano passado.“Para estimular ainda mais o consumo, a maioria dos empresários do DF não pretende aumentar o valor dos ovos de chocolate este ano em relação ao ano passado. E muitos investirão em ações dirigidas para o público infantil para tentar conquistar os consumidores”, aponta o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.
O Instituto Fecomércio oferece 327 vagas de estágios na capital do País. São 80 para o programa menor aprendiz, 26 para estágio de nível médio, 10 para técnico e 211para nível superior. As oportunidades estarão disponíveis do dia 14 até o dia 17 de abril.
O Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal lançou no dia 5 de abril o programa de Qualificação e Requalificação de Empregados de Condomínios – uma das principais bandeiras da diretoria que compõe o novo mandato da entidade.
O desemprego no País fechou o ano de 2013 com um índice de 6,2%. O número é referente ao quarto trimestre do ano passado e faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira (10). O dado é inferior ao mesmo período de 2012, quando a taxa ficou em 6,9%. “O resultado aponta para um provável aquecimento do mercado de trabalho para 2014. A estabilidade no emprego ajudará a fazer com que o consumo das famílias se mantenha em um nível favorável ao decorrer de um ano que será marcado por grandes eventos internacionais no País”, afirma o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, abriu a 30ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em nome do presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos. O encontro começou nesta quarta-feira (9) e se extenderá até o dia 11. Em discurso, Adelmir Santana, criticou a alta carga tributária que incide sobre os empresários.
Empresários do comércio reunidos no 30º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio, em Belo Horizonte repudiam as declarações do senhor Andrea Calabi, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, de que as mudanças na lei que regula a substituição tributária são medidas demagógicas.
Nós, em nome de milhões de varejistas espalhados por todo o Brasil, reunidos no 30º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em Belo Horizonte – MG, nos dias 9, 10 e 11 de Abril de 2014, vimos por esta nota repudiar as declarações do senhor Andrea Calabi, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, publicadas no jornal Valor Econômico, em 09 de Abril de 2014, de que as mudanças na lei que regula a Substituição Tributária são medidas demagógicas.
O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, criticou a alta carga tributária que incide sobre os empresários do comércio na noite desta quarta-feira, 9 de abril. Santana discursou na abertura do 30º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que está sendo realizado no Minascentro, em Belo Horizonte. “O empresário é duramente atingido pela adversidade dos impostos oriundos de estados e municípios”, afirmou Adelmir Santana. Ele ressaltou, também, que a substituição tributária elimina os benefícios de micros e pequenos empresários e que também representará um retrocesso da evolução estabelecida pelo Simples Nacional. “O Simples foi a reforma tributária que nós, empresários, governantes e parlamentares, não fizemos. E até esse sistema está ameaçado com
Com o intuito de acelerar a votação do Projeto de Lei Complementar nº 221/2012, que propõe avanços para Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae e a Secretaria da Micro Empresa da Presidência da República promoveram nesta quarta (9), no plenário da Câmara dos Deputados, um encontro para discutir o assunto. Mais de 200 representantes do setor público e privado participaram do ato. As mudanças sugeridas na lei beneficiarão 450 mil empresas. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), marcou a votação do projeto para 29 de abril.
A inflação oficial acelerou no terceiro mês do ano e registrou a maior taxa para meses de março desde 2003 (0,92%). Com a alta, a inflação acumulada no trimestre alcançou 2,18%, acima da taxa de 1,94% em igual período do ano passado.
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, receberá o título de sócio emérito da Casa do Ceará de Brasília, nesta quinta-feira (10), às 19h, na Asa Norte.
A falta de gestão nos hospitais públicos do Distrito Federal foi um dos principais pontos debatidos na manhã desta terça-feira (8) na sede da Fecomércio-DF. A sétima edição do projeto institucional Brasília 2015 teve como tema a saúde no Distrito Federal. Especialistas da área participaram de uma mesa redonda e destacaram que a saúde não é feita apenas por médicos, mas por uma equipe multidisciplinar.
Posso ajudar?