Fortalecendo o setor de comércio e serviços
O Sesc e o coletivo fotográfico Lente Cultural realizam de 4 a 30 de agosto a 5ª edição do Mês da Fotografia. Neste ano, o evento tem como tema “O feminino e a fotografia” e traz exposições, palestras, workshops e encontros com autores e oficinas. Segundo o presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana, o evento representa a importância da fotografia.
O índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) perdeu força na passagem do mês de junho para julho, indo de 0,16% para 0,10%, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1º) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A produção industrial de veículos automotores, reboques e carrocerias teve queda de 36,3% em junho na comparação com o mesmo mês de 2013, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (1º).
Adelmir Santana Presidente da Fecomércio-DF, entidade que administra o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio no Distrito Federal. O debate político precisa voltar ao plano das propostas. Digo isso porque já há alguns anos diversas campanhas têm sido realizadas mais com o foco em ataques a adversários do que em soluções para as cidades. Como eleitor brasiliense e presidente da Federação do Comércio, o meu maior interesse é conhecer o plano de governo dos candidatos a governador do DF, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social. Por isso, decidimos realizar a partir desta segunda, pela manhã, na Fecomércio, encontros com os postulantes ao Buriti. Cada um deles terá a oportunidade de mostrar quais medidas pensam implementar em apoio aos setores de Comércio, serviços e turismo, que
A Federação do Comércio do Distrito Federal organizou encontros com os principais concorrentes ao governo do DF. Em dias diferentes, cada candidato poderá expor as suas propostas para os empresários de comércio e serviços. O primeiro a ser sabatinado, já na próxima segunda-feira (4), será o governador Agnelo Queiroz (PT), candidato a reeleição. Na terça (5), será a vez de Luiz Pitiman (PSDB). Na quarta (6), se apresenta Toninho do PSol. Na quinta, é a vez de Rodrigo Rollemberg (PSB). E na outra segunda-feira, dia 11, o candidato José Roberto Arruda (PR) encerra o ciclo.
As inscrições para o torneio 25 Horas Nadando começam nesta sexta- feira (1º) e seguem até o dia 20 de agosto, na unidade do Sesc da 504 Sul, pelo valor de R$ 10 por atleta. Esta é a 21ª edição do evento realizado pelo Sesc e pela Universidade de Brasília (UnB). A prova ocorrerá das 10h da manhã do dia 23 até às 11h do dia 24 de agosto, na piscina do Centro Olímpico da UnB.
O Instituto Fecomércio oferece 294 vagas de estágios na capital do País. São 17 para o programa menor aprendiz, 48 para estágio de nível médio, 14 para técnico e 215 para nível superior. As oportunidades estarão disponíveis de 4 a 8 de agosto.
O índice de Confiança de Serviços (ICS) atingiu sua sétima queda consecutiva e recuou 0,6% entre junho e julho deste ano, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada nesta quinta-feira (31).
O tema desenvolvimento econômico vai dominar a pauta de discussões dos candidatos a governador do DF durante a próxima semana. A Fecomércio realizará encontros com os principais concorrentes ao Palácio do Buriti, em dias diferentes, para que eles possam apresentar aos empresários suas propostas para o comércio. Os políticos serão sabatinados por presidentes dos 27 sindicatos filiados à Federação. O primeiro a ser sabatinado, já na próxima segunda-feira (4), será o governador Agnelo Queiroz (PT), candidato a reeleição. Na terça (5), será a vez de Luiz Pitiman (PSDB). Na quarta (6), se apresenta Toninho do PSol. Na quinta, é a vez de Rodrigo Rollemberg (PSB) e na outra segunda-feira, dia 11, o candidato José Roberto Arruda (PR) encerra o ciclo.
A Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) realizou na noite de terça-feira (29), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a solenidade de posse da nova diretoria da entidade. O presidente Cléber Pires foi reeleito para o próximo quadriênio (2014-2016). Em discurso, Cléber agradeceu a todos da entidade pelo apoio que teve no último mandato.
O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, assinou na quarta-feira (30), a convenção coletiva de trabalho 2014-2015 dos trabalhadores representados pelo Sindicato das Secretárias (SIS-DF). Segundo a presidente do sindicato, Maria Normelia Alves Nogueira, a data base da categoria trocou de novembro para o mês de maio.
A Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) realizou na noite desta terça-feira (29), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a solenidade de posse da nova diretoria da entidade. O presidente Cléber Pires foi reeleito para próximo quadriênio (2014-2016). Em discurso, Cléber agradeceu a todos da entidade pelo apoio que teve no último mandato. “Em cada diretor e conselheiro, encontrei amigos, parceiros e orientadores que estavam em constante sintonia. Vamos continuar de mãos dadas, trabalhando por uma ACDF forte, pujante, corajosa e cheia de esperança”, ressaltou Cléber.
O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Distrito Federal (Icec-DF) apresentou queda no mês de julho. Quando comparado com junho, o índice teve baixa de 0,6 pontos, fixando-se em 112,4 no sétimo mês do ano. Em relação ao mesmo período do ano passado o índice também apresentou recuo (13,2). Apesar da diminuição, os empresários do comércio continuam otimistas. Apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo.
As desonerações e subsídios à aviação regional no Brasil deverão entrar em vigor em janeiro do ano que vem, informou nesta terça-feira (29) a Secretaria de Aviação Civil. O governo publicou medida provisória que autoriza o governo federal a criar subsídios para o setor, como o financiamento de até 50% dos assentos das aeronaves, limitado a 60 poltronas por trecho em voos com origem ou destino a uma cidade do interior.
Foram criadas o recorde de 944.678 novas empresas no Brasil no primeiro semestre de 2014, um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 905.468 novos empreendimentos surgiram, segundo informações do Serasa Experian, divulgados nesta terça-feira (29).
A maioria dos empresários brasilienses (46,2%) avaliou a realização da Copa do Mundo no Brasil de forma negativa do ponto de vista de vendas. É o que mostra o levantamento do Instituto Fecomércio feito entre os dias 14 e 18 de julho, após o Mundial. Foram consultadas 238 empresas, sendo 53,4% do Plano Piloto e 46,6% de outras regiões administrativas. Entre os comerciantes que aprovaram a organização do torneio (36,6%), os que mais se mostraram satisfeitos com o faturamento durante a Copa foram os proprietários de lojas de material esportivo: 51,2% declararam o evento como positivo.
A previsão dos economistas dos bancos para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano caiu de 0,97% para 0,9%, registrando a nona queda seguida. Para 2015, a previsão do mercado de alta do PIB ficou estável em 1,5%, de acordo com dados do Banco Central, divulgados nesta segunda-feira (28).
De 29 de julho até 3 de agosto o Taguatinga Shopping promove a liquidação “Rapa Tudo”. De acordo com o centro de compras, 90% das lojas estarão em liquidação. As lojas participantes estarão com as vitrines sinalizadas com adesivos e decoradas com balões. O shopping funciona das 10h às 22h.
Adelmir Santana Presidente da Fecomércio-DF, entidade que administra o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio no Distrito Federal. Ariano Suassuna disse certa vez que gostaria de ser João Grilo, um dos personagens da sua clássica peça Auto da Compadecida, escrita em 1955 e reconhecida como um marco da literatura brasileira. Queria dizer com isso que desejava ser uma pessoa astuciosa, porém se considerava mais parecido com Chicó, um sujeito sonhador e dedicado a seguir a própria imaginação. Terminou a mesma sentença afirmando que, na verdade, era uma mistura dos dois, com uma predominância de Chicó. Ou seja, falava mais alto em sua personalidade o hábito de fantasiar. A fantasia de Suassuna sempre incluiu grandes doses de realismo, sobretudo inspirada no sertão nordestino. Ao idealizar oMovimento Armorial, com outros intelectuais,
Posso ajudar?