Vendas em farmácias aumentam por conta da seca

Em meados de julho, começa o período de estiagem em Brasília. A umidade do ar chega aos níveis mais baixos do ano, beirando os 10%, causando sangramentos nasais, dores de cabeça e ressecamento da pele. Para compensar, os consumidores correm atrás de umidificadores e outros produtos que auxiliem nos efeitos colaterais da baixa umidade.

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Distrito Federal (Sincofarma-DF), a venda dessas mercadorias nessa época do ano dispara. “Desde o início de julho, a cada semana vem aumentando mais e mais as vendas de cremes hidratantes, protetor labial, manteiga de cacau e outras mercadorias. Estamos esperando a maior procura para depois do dia 20”, aponta o presidente do Sincofarma, Felipe de Faria.

Ele explica que a venda de produtos como soro fisiológico, antibióticos, broncodilatadores e xaropes deve crescer 20% nesse período, em comparação com os outros meses do ano.

Essa é uma época também em que os portadores de doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma, têm crises constantes e precisam de medicamentos para minimizar os efeitos do clima. O Distrito Federal conta autalmente com um contingente de 1,2 mil drogarias.

Foto: Joel Rodrigues