Vendas do comércio do DF registram leve queda de 0,11% em outubro

As vendas do comércio brasiliense apresentaram pequeno recuo de 0,11% em outubro na comparação com setembro deste ano, de acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio do Distrito Federal, divulgada pelo Instituto Fecomércio nesta terça-feira (6). “A pequena variação negativa reflete mais uma estabilização das atividades na maioria dos segmentos do que algum efeito externo que mereça atenção especial”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

Na comparação anual (outubro de 2011 em relação a outubro de 2010) foi constatado um aumento de 1,90% nas vendas. Em outubro deste ano, os segmentos que registraram a maior expansão em comparação com setembro foram: Móveis e Decoração/ Lojas de Utilidades (8,73%); Móveis e Utilidades Domésticas (6,69%); Lojas de Departamento (4,72%); e Revendedoras de Veículos (3,47%). As quedas mais representativas, também na análise mensal, ocorreram nos segmentos de Calçados (-16,66%); Farmácias e Perfumarias (-6,87%); Vestuário (-3,63%); e Cine-Foto-Som / Óticas (-2,10%). Quanto ao emprego, a oferta de trabalho no comércio do DF subiu 0,73% em outubro na comparação com o mês anterior. Na comparação anual, o percentual de ocupados foi 5,40% maior. Entre as formas de pagamento, o volume de vendas negociado à vista (dinheiro ou cheque) correspondeu a 65,17% em outubro. A modalidade cartões de crédito contribuiu com 11,13% das vendas e cartão de débito com 6,68%. Operações a prazo (cheque pré-datado/carnês e boletos) responderam por 16,94% e outras formas de pagamento totalizaram 0,07%.

A Pesquisa Conjuntural do Comércio do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram ouvidos 400 empresários. Os métodos de captação e consolidação dos dados estão alinhados com a metodologia empregada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Sistema Fecomercio-DF

Diego Recena (8185-7047)

Ana Carla de Oliveira (9131-8680)