Varejo registra queda de 4,3% em 2013

As vendas no comércio varejista brasileiro em 2013 registraram o pior índice em 10 anos (4,3%), de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2003, as vendas haviam registrado queda de 3,67%. No resultado do ano, destacaram-se as atividades de artigos de uso pessoal e doméstico (10,3%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,1%).

“O baixo consumo reflete, sobretudo, em um crédito mais caro e o endividamento das famílias. Os dados sugerem o possível fim de um ciclo, onde o alto consumo sustentou o crescimento. Agora, para alcançar níveis de desenvolvimento mais elevados será preciso tirar as reformas estruturais do papel e ajustar os gastos”, explica o presidente da Fecomércio do Distrito Federal, Adelmir Santana.

Para 2014, a expectativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) é a de que o volume de vendas feche o ano com avanço de 5,9%, seguindo uma trajetória mais favorável do que a apresentada no ano passado. Segundo a análise da CNC, contribuem favoravelmente para esse cenário a expectativa de inflação menor no varejo (6,0%). O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, lembra que em 2014 o Brasil sediará o mundial de futebol, o que pode influenciar positivamente a economia.