Transporte público no DF é tema de debate

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF reuniu nesta terça-feira (10), na Universidade Católica, na 916 Norte, representantes do governo, da classe empresarial e de movimentos sociais para discutir temas associados a mobilidade urbana. Estiveram em pauta discussões sobre planejamento, políticas e tarifação para o transporte público da região. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, esteve presente na abertura do debate e participou no período da tarde como mediador de uma das discussões.

“É importante reunir todas as classes envolvidas no sistema para se ter uma conotação pluralista de problemas e soluções para o transporte público de Brasília. O encontro foi rico e levantou planejamentos futuros do governo, assim como ideias do empresariado e questionamentos do público que esteve no local”, explicou Adelmir Santana.

Estiveram presentes na mesa o pesquisador do IPEA Carlos Henrique, que discursou sobre idéias de um novo modelo de tarifação, onde o setor privado também possa investir no transporte; Carlos Chagatelis, da Secretaria de Transporte, que expôs um novo planejamento do GDF, como a implementação de novos ônibus e expansão do metrô; Paique Duques, representante do movimento Passe Livre; e o diretor executivo do consórcio HP-ITA, Adriano Rodrigues, que será responsável pela operação dos ônibus do Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto e Riacho Fundo I e II.

Foto: Cristiano Costa