Sistema Comércio recolhe doações em apoio às vítimas das chuvas

O Sistema Comércio está mobilizado para ajudar as famílias vitimadas pelas recentes chuvas que atingiram principalmente o Sudeste do Brasil. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com as Federações do Comércio do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão prestando auxílio humanitário e sensibilizando a sociedade, em especial companhias, empresas, instituições, para doar produtos de higiene, limpeza e alimentos.

As doações podem ser feitas em unidades do Sesc ou do Senac nesses estados e incluem itens de primeira necessidade, preferencialmente água potável, alimentos não perecíveis (arroz, feijão, leite e demais produtos da cesta básica), roupa de cama, cobertores, colchões e toalha.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, solidarizou-se com a população atingida, na qual também estão incluídos muitos empresários do comércio. “Lamento profundamente essa tragédia que atingiu mais de cem cidades na região. O Sistema Comércio, por meio do Sesc e do Senac nos diversos estados, está mobilizado, contribuindo com donativos, ajuda humanitária e funcionando como um canal receptor para aquelas pessoas que queiram ajudar”, afirmou.

O Estado mais crítico é Minas Gerais. Cerca de 100 cidades estão em situação de emergência, decretada pelo Governo do Estado. A medida vale por 180 dias e possibilita ações mais céleres para recuperação dos estragos e auxílio à população.

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac realizará a doação de 45 mil xampus, cerca de 20 mil peças de enxoval oriundas das unidades de hospedagem do Sesc e aproximadamente 800 colchões. Além disso, já enviou 24 mil copos de água de 200 ml e doará mais 48 mil copos até a próxima segunda-feira, 3 de fevereiro. As 27 unidades do Sesc e 40 do Senac no Estado são pontos de coleta de doações.

A Fecomércio-MG também mobilizou seus mais de 3.700 colaboradores em todo o Estado para que se unam neste mesmo movimento de solidariedade para realizar doações desses itens. Os donativos serão arrecadados até 3 de fevereiro e, posteriormente, destinados ao Serviço Social Autônomo (Servas), entidade responsável pela gestão de todos os itens recebidos e distribuição em todo o Estado.

No Rio de Janeiro, o programa Mesa Brasil Sesc já disponibilizou aproximadamente duas toneladas de leite, além de alimentos não perecíveis, para oito cidades do norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro, que estão inundadas. Segundo dados divulgados pela Defesa Civil dos municípios, já são seis mil desalojados ou desabrigados. As cidades afetadas são: Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Porciúncula, Laje do Muriaé, Natividade, Cardoso Moreira e, por último, Santo Antônio de Pádua.

A Fecomércio-RJ acionou os braços sociais da Federação para ajudar os moradores das regiões afetadas. As unidades do Sesc-RJ localizadas no noroeste fluminense e proximidades estão recebendo doações, que serão acompanhadas e entregues pela equipe do Mesa Brasil.

No Espírito Santo, os principais municípios atingidos foram Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves, Alegre. Quase 9 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas em decorrência das chuvas. Foram distribuídas em Iconha e Alfredo Chaves, três toneladas de mamão, 3.369 litros de suco de frutas, material de limpeza, leite e biscoito. A previsão é entregar, nos próximos dias, nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Linhares.

Para aqueles que queiram doar, o Mesa Brasil faz o recolhimento dos donativos e realiza a distribuição. O ponto de doação é no Mesa Brasil Cariacica. Se for uma quantidade maior, caso algum grupo queira se juntar e doar, é só efetuar o agendamento para o recolhimento por meio do telefone (27) 3246-3400.

Colaboradores CNC

O Ecos-Programa de Sustentabilidade apoia a arrecadação de água potável, alimentos não perecíveis, colchões e material de limpeza, vindos de doações dos colaboradores da CNC, no Rio de Janeiro e distribuídos nas unidades do Sesc e do Senac, no estado. O Mesa Brasil Sesc já disponibilizou cerca de duas toneladas de leite, além de alimentos não perecíveis.