Sindvamb e GDF estudam parceria para organizar o trabalho dos ambulantes

Após a regulamentação da Lei nº 6.190, que reconhece a profissão de vendedor ambulante em todo o território do Distrito Federal, o presidente do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes do DF (Sindvamb-DF), Bartolomeu Gonçalves Martins, e a vice-presidente da entidade, Cristiane Carvalho, se reuniram nesta terça-feira (30) com representantes da Secretaria do Trabalho e da Agefis, no anexo do Palácio do Buriti. No encontro, foram debatidas questões referentes a uma futura parceria entre o sindicato e o GDF para cadastrar os ambulantes com o objetivo de organizar o fluxo de trabalho.

“Precisamos fazer um trabalho mais focado para não cairmos nos mesmos erros do passado. É necessário educar e aplicar recursos para que os ambulantes tenham capacitação profissional adequada e retomem as vagas no mercado de trabalho ou mesmo para que eles voltem aos shoppings populares”, disse o presidente do Sindivamb-DF, Bartolomeu Martins. Ele e a vice-presidente se reuniram com o subsecretário de articulação Social e do Trabalho, Valteni Souza, com o coordenador das Relações do Terceiro Setor, Sebastião Théo, e com o representante da Agefis, Cristiano Mangueira.

A vice-presidente do Sindvamb-DF, Cristiane Carvalho, aponta a importância de um grupo de trabalho com as secretarias envolvidas na regulamentação da lei, a Agefis, e o Sindvamb-DF para estruturar o trabalho com os ambulantes da cidade. “Os ambulantes estão onde tem gente. É importante organizar uma forma de trabalho que beneficie os trabalhadores e a população, para poder gerar emprego e renda para a cidade. A nossa ideia é realizar um cadastro único para os ambulantes poderem trabalhar na formalidade”, disse. A advogada Cely Sousa, do escritório de advocacia Ope Legis, também participou da reunião.