• 26/03/2019
Sindercom-DF elabora projetos para benefício dos filiados

O Sindicato das Empresas de Representações, dos Agentes Comerciais Distribuidores, Representantes e Agentes Comerciais Autônomos do DF (Sindercom-DF) está com vários projetos para atrair filiados para a entidade. São diversas vantagens, entre elas: convênio médico, descontos na compra de automóveis, em escolas e universidades. Além disso, a entidade está conversando com o BRB para criar uma linha de crédito voltada para o representante comercial da capital Federal. O Sindercom também oferece convênios com o Sesc, Senac e com a Faculdade Senac.

O representante comercial faz a mediação para a realização de negócios mercantis, tem o objetivo de agenciar propostas ou pedidos das indústrias direto para o comércio. Por isso, eles precisam estar atentos às novidades e com um grande número de contatos. A principal função do representante comercial é vender, mas no final das contas, ele acumula outras funções, como relacionamento com cliente e suporte. Para isso é necessário aplicar estratégias do composto de marketing, organizar e acompanhar pontos de vendas, além de prever e mensurar as demandas de vendas.

O presidente do Sindercom, William Vicente Bernardes, que também ocupa o cargo de diretor-presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais (Core-DF), explica que os benefícios oferecidos pelo sindicato são focados em ajudar o representante a ficar cada vez mais atualizado com a realidade do mercado e mais preparado para os desafios. “Estamos cada vez mais focados nos associados. Queremos ampliar ainda mais as vantagens oferecidas para o setor”, informa

O Sindercom foi criado em 29 de junho de 1972, sendo uma das entidades fundadoras da Fecomércio-DF. Nesses quase 50 anos de atuação, o sindicato tem um histórico de apoio à categoria. Atualmente, são cerca de 6 mil representantes comerciais ativos em todo o DF e eles representam cerca de 70% de todas as transações comerciais. O presidente do Sindercom lembra que os últimos anos, apesar da crise, foram bons para o setor. “Não podemos reclamar, a profissão vem crescendo, são muitos produtos novos no mercado e que precisam da ação do representante para que eles cheguem até o consumidor”, diz. Entretanto, o sindicato ressalta que o crescimento de produtos internacionais e pirateados afeta o serviço prestado. A expectativa para o ano de 2019 é boa. William destaca que mesmo com um começo de ano difícil, com incertezas políticas, o segmento teve bons resultados.

Além de todos os benefícios que proporcionam melhoria na qualidade de vida dos representantes, o sindicato destaca ainda que é necessário que o representante comercial saiba da importância da inscrição no Regime Geral da Previdência Social. William diz que o profissional tem que ter a conscientização sobre a relevância de planejar o futuro, de forma a propiciar tranquilidade para si próprio e seus familiares. “Quem trabalha por conta própria, como é o nosso caso, precisa se inscrever e ter a responsabilidade de contribuir mensalmente com o INSS”, explica.

Em relação às mudanças ocorridas na presidência da Fecomércio-DF, o Sindercom vê com bons olhos a nova gestão do atual presidente da entidade, Francisco Maia. William diz que trabalhará para fortalecer o sindicato, pois, segundo ele, quando os sindicatos se fortalecem, a Federação também ganha força. “Minha relação com a Fecomércio é muito boa. Acredito no trabalho do atual presidente e tenho boas expectativas para esse mandato. A ideia é dar sugestões e auxiliar na gestão”, informa William.

O Senac-DF oferece um curso a distância de Representante Comercial, com uma carga horária de 160h. O prazo de estudos no curso é de aproximadamente 90 dias corridos, a contar da data do início da turma. É necessário ter idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo.