Simulador será obrigatório nas autoescolas

Um em cada três candidatos no Distrito Federal é reprovado nos exames para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dados do Departamento de Trânsito do DF (Detran) mostram que no período de janeiro a outubro de 2012 o índice de reprovação foi de 38% nas avaliações práticas. Para melhorar o aprendizado do aluno, o uso de simuladores de direção será obrigatório nos centros de formação de condutores em todo o Brasil a partir do dia primeiro de julho de 2013.

O presidente do Sindicato das Autoescolas do DF (Sindauto-DF), Francisco Joaquim Loiola, explica que o aluno utilizará o simulador por cinco aulas, com duração de 30 minutos cada, antes de iniciar a prática nas ruas e somente após obter aprovação no curso teórico. “É uma novidade extremamente necessária”, afirma o presidente. Ele também ressalta que a medida evitará o medo inicial do veículo. “O simulador tem a função de aproximar as pessoas da realidade do carro e fazer com que elas se familiarizem com os pedais e com câmbio”, completa Joaquim Loiola.

O produto foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina e homologado pelo Detran no ínicio de dezembro de 2012. Os proprietários de autoescolas deverão investir em torno de R$ 32 mil para obter o equipamento.

Foto: Arquivo Fecomércio-DF