• 01/02/2013
Serviços foi o setor que mais gerou emprego no DF

Nos últimos dois anos, a taxa de desemprego caiu em todo Distrito Federal. Nas regiões administrativas de mais alta renda, a taxa caiu 9,0%; nas de média, a taxa caiu 11,5%; e nas de baixa ocorreu a maior redução, de 17,3%. Os setores de atividade econômica que mais geraram empregos nesses dois anos foram Serviços – 54 mil (aumento de 11,7%), Construção Civil – 18 mil (aumento de 24,0%), Setor Público – 17 mil (aumento de 6,1%) e Comércio – 14 mil (aumento de 6,1%).

Estes foram os resultados divulgados na manhã de quinta-feira (31) relativos a um balanço dos últimos dois anos, pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, da Companhia de Planejamento DF.

Para o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, mesmo com a forte crise econômica internacional, a geração de empregos no Brasil continuou expressiva em 2011 e 2012, com 2,2 milhões e 1,3 milhão de novos empregos, respectivamente, um crescimento de cerca de 7% sobre o total de empregos em 2010. Em relação ao Distrito Federal, Miragaya ressaltou que o ritmo de criação de novos empregos foi ainda mais acelerado. “Em dezembro de 2012, pela primeira vez, superamos a marca de 1,3 milhão de pessoas ocupadas residentes no Distrito Federal”, disse. Esses dados representam um aumento de 8,1% sobre o contingente de ocupados em dezembro de 2010.