Salões de baleza deverão se adequar à lei

A partir deste domingo (28), todos os salões de beleza do Distrito Federal deverão fixar placa ou cartaz informando sobre os riscos do uso de produtos químicos à saúde. A lei foi publicada no Diário Oficial do DF no dia 27 de fevereiro e estabeleceu 60 dias para a adequação dos estabelecimentos. De acordo com a legislação, o cartaz deve ser colocado em local de fácil visualização pelos clientes.

Quem não cumprir a determinação está sujeito à advertência, multa de R$ 600 e suspensão do alvará de funcionamento. O valor da multa dobra para quem descumprir a norma por mais de um ano. A presidente do Sindicato dos Salões de Beleza do DF (Sincaab), Elaine Furtado, faz críticas importantes. “Os profissionais do ramo acham a lei desnecessária. O que causa maior risco a saúde dos clientes é o profissional desqualificado, que trabalha de forma errada e não apenas o produto químico”, afirma Elaine.

Ela diz ainda que a lei foi estabelecida por causa da utilização do formol nos tratamentos capilares, entretanto essa substância foi erradicada pelos profissionais da área. O Procon realizou uma operação, entre os dias 2 e 12 de abril, com o objetivo de orientar os empresários sobre a nova lei. Durante a ação, os ficais do órgão levaram um modelo do cartaz como exemplo a ser seguido pelos salões.