Relevância empresarial,econômica, política e social

Por Miguel Setembrino Emery de Carvalho, vice-presidente da Câmara de Valores Imobiliários – CVI/DF

Recentemente, o engenheiro Paulo Muniz assumiu a presidência da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal – ADEMI/DF, com a nobre e árdua missão de dar prosseguimento ao trabalho de seus antecessores, em especial ao de Adalberto Valadão, que sedimentaram a instituição como uma das mais importantes e atuantes entidades de defesa e fomento ao desenvolvimento sustentável e harmônico do Distrito Federal.

No Brasil, infelizmente, ações de entidades empresarias buscando progresso, crescimento econômico e social para suas regiões costuma ser ingenuamente confundida com um mal disfarçado lobby corporativo, uma vez que as entidades e seus dirigentes só estariam visando atendimento a seus próprios interesses. Nada mais equivocado.

A atuação da ADEMI, aqui no Distrito Federal, é a prova viva de que entidades empresariais comprometidas com o bem comum não habitam apenas o terreno da ficção. Apenas na última década, que coincide com a gestão de Adalberto Valadão, a entidade viu crescer o número de associados, que passaram de 26 empresas em 2003, para as atuais 86, o que demonstra de forma cabal a união do setor, aumentando sua credibilidade e capacidade de articulação.

E as conquistas da entidade se espraiaram por todo o espectro de vida dos brasilienses. Podemos citar, dentre outras conquistas obtidas pela ADEMI-DF e que beneficiaram a comunidade como um todo, o aumento de recursos para a consolidação e melhoria da infraestrutura de Águas Claras; a ação da entidade em prol da melhoria das condições de mobilidade nas cidades do DF; a valorização do metro quadrado no DF, garantia de bom retorno à todos os que investem no mercado imobiliário local; a implantação do conceito e de ações de sustentabilidade nas edificações, dentre outras ações de impacto.

Mais recentemente, a entidade foi decisiva na concepção e implantação das Parcerias Público Privadas – PPP’s, o que proporcionou a criação do Setor Mangueiral e a construção do Setor Noroeste, possibilitando a consolidação definitiva do Plano Piloto da capital, tal e qual preconizado por Lúcio Costa, em seu projeto urbanístico.

Mas se iludem àqueles que pensam que esta combativa entidade se deita sobre os louros das vitórias conquistadas. Cada vez mais a ADEMI posiciona-se como interlocutora de peso do setor produtivo candango junto aos poderes constituídos, em todas as esferas, cobrando ações e atitudes dos entes públicos em prol do desenvolvimento do DF, hoje e sempre. E é com este espírito que saudamos a chegada de Paulo Muniz ao panteão dois líderes empresariais verdadeiramente comprometidos com o bem estar comum e com o crescimento da Nação. Temos a certeza que está à altura deste enorme desafio e a ele hipotecamos toda a nossa colaboração para que atinja seus nobres objetivos.