Projeto pretende acelerar abertura de empresas

Com o intuito de desburocratizar a formação de novas empresas, o governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a criação do projeto Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O objetivo é reduzir o tempo de espera para formalização e legalização dos contratos de 49 para até nove dias.

Segundo o GDF, a expectativa é de que até outubro deste ano estejam concluídos os estudos de viabilidade para colocar o projeto em funcionamento em 2012.

Para isso, serão investidos R$ 7 milhões para acelerar o processo de abertura das empresas. Na opinião do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, a diminuição do prazo de espera será uma conquista para o setor produtivo se realmente ocorrer. “Há uma tremenda confusão para se abrir e fechar empresas e isso acaba afundando os novos empresários na burocracia. As autoridades devem despertar para a impossibilidade dessa demora continuar existindo”, aponta Adelmir.

Atualmente, o tempo médio para se abrir uma empresa no país pode chegar a 152 dias. O estado de Minas Gerais é o local que leva menos tempo para regularizar a documentação, 19 dias.

Foto: Joel Rodrigues