Programa “De Olho na Saúde” é lançado pela Controladoria-Geral do DF com apoio do Sesc

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou, nessa terça-feira (9), no Paranoá (DF), o projeto piloto de controle social “De Olho na Saúde”, que busca estimular a participação ativa da comunidade em auditorias cívicas, para aprimorar os serviços públicos prestados pelas unidades de saúde do DF. O Sesc foi um apoiador do evento, já como resultado do Termo de Cooperação Técnica firmado com o Governo do Distrito Federal. A instituição esteve presente com o Escovódromo, que realizou a distribuição de 450 escovas de dente, além de orientações sobre saúde, bioimpedância e aferição de pressão arterial. O evento aconteceu no Hospital Regional do Leste (HRL), que atende duas mil pessoas por mês, das cidades do Paranoá, São Sebastião e Itapoã.

De acordo com a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli, o projeto propõe uma mudança de enfoque, que não privilegia apenas os problemas, mas também as possíveis soluções e as boas práticas existentes. “O governo está atuando de forma muito proativa e buscando soluções mais concretas. Essa ação prevê um trabalho conjunto da comunidade e gestores, de forma que a comunidade fiscalize e encontre soluções ao lado do governo”, ressaltou a secretária.

Durante o lançamento, também foram oferecidos diversos serviços gratuitos à comunidade, como a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Saúde, atendimento jurídico com advogados da Subseção da OAB do Paranoá, e atendimento voltado à saúde da mulher. Para o Sub Controlador do Distrito Federal, Paulo Martins, o evento  aproxima a sociedade do governo. “Esse é um projeto diferente, de auditora cívica. Nós queremos aproximar a sociedade do governo para assim, juntos, cuidarem do hospital”. Paulo destacou ainda que o projeto conta com a parceria da Secretaria de Saúde do DF, dos Conselhos de Saúde e das Regiões Administrativas das cidades atendidas pelo HRL.

Para a coordenadora de serviços odontológicos do Sesc-DF, Simone Fonseca, essas ações são fundamentais, pois levam assistência de saúde para a população que mais precisa. “Essa iniciativa da Controladoria do DF é muito positiva, pois aproxima a sociedade de atendimentos que, muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em acessar. O apoio do Sesc neste evento já é fruto do termo de cooperação técnica assinado com o GDF”, conclui Simone.

Secretária da mulher, Ericka Filippelli, visita estande do Sesc no evento.