Profissionais liberais discutem propostas de governo com partidos

Em um artigo intitulado Profissionais Liberais Discutem Propostas de Governo com Partidos Políticos, o vice- -presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Miguel Setembrino, ressalta a importância do Encontro Nacional de Entidades de Profissionais Liberais, onde federações e sindicatos de todo o País tiveram a oportunidade de questionar dirigentes de partidos políticos sobre as propostas e plataformas de seus candidatos. Leia a íntegra do artigo.

Profissionais liberais discutem propostas de governo com partidos políticos

Por Miguel Setembrino Emery de Carvalho

Os profissionais liberais brasileiros, através da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, e de suas entidades representativas deram oficialmente a largada para o processo eleitoral de 2014, durante o IX ENPROL – Encontro Nacional de Entidades de Profissionais Liberais, realizado NO DIA 26/5, no Hotel Nacional, em Brasília, quando dirigentes de Confederações Nacionais, Centrais Sindicais, Federações e Sindicatos de trabalhadores de todo o País tiveram a oportunidade de questionar dirigentes de partidos políticos sobre as propostas e plataformas de seus candidatos.

A CNPL convidou os principais e mais representativos partidos dentro do espectro político nacional, aqueles considerados com maior densidade eleitoral e reconhecidos pela maior parte dos eleitores. Com base nesses critérios, os candidatos, ou seus representantes, do PSDB, PT, PSB, PSOL e PSC foram convocados a ficarem frente a frente com os cerca de 15 milhões de profissionais liberais brasileiros representados pela CNPL e suas entidades filiadas.

Ao abrir o encontro, o presidente da CNPL, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, ressaltou a urgência na tomada de decisões fundamentais para que o conjunto da sociedade possa empreender mudanças estruturais inadiáveis no sentido da conquista de um bem estar comum sólido e duradouro.

“As forças políticas, o Estado brasileiro e, até mesmo, parte do movimento sindical têm perdido o gosto e a capacidade por uma interlocução honesta e desarmada de paixões, capazes de levar o trabalhador brasileiro, seja ele profissional liberal ou não, a um novo patamar de crescimento e qualificação profissional, observando-se sempre o império das conquistas e direitos obtidos à luz da legislação trabalhista e da Constituição da República”, conclamou Azevedo.

Ao fim do encontro, os representantes dos partidos políticos levaram um documento produzido pela CNPL contendo as principais demandas e sugestões das profissões liberais nos setores de política econômica, social, trabalhista e relações com o movimento sindical que através de ações como essa pretende retomar o seu protagonismo no palco das grandes decisões nacionais.

Oxalá, as eleições de 2014 representem o tão necessário momento da virada. E, não se esqueçam: nosso voto é a nossa arma. Vamos usá-la com sabedoria e em nome do bem.