Presidente da Câmara de Tributação da Fecomércio debate melhorias para pequenos empresários em fórum do segmento

O presidente da Câmara de Tributação e Finanças Públicas da Fecomércio-DF e vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática (Sindesei-DF), Charles Dickens, participou na quarta-feira (18), representando a Confederação Nacional do Comércio (CNC), de uma reunião do Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa (FPMPE), no Ministério da Economia. Foram debatidos assuntos que visam ao apoio dos micro e pequenos empresários do país, como: a possibilidade de criação de uma pesquisa de mercado sobre o segmento e meios de divulgação do Inova Simples — uma vertente do sistema tributário Simples Nacional, voltado para as startups do País, que foi concebido por meio de uma Lei Complementar, sancionada no dia 24 de abril deste ano.

Charles avalia o projeto como uma ação de desenvolvimento para esses empreendimentos, além de ser um facilitador para o empresário que deseja investir em startups. “O Inova Simples propicia um ambiente mais dinâmico e rápido para formalização e desenvolvimento dos empreendimentos, além de conceder alguns benefícios tributários relacionados a obrigações acessórias, no intuito de fomentar o crescimento dessas empresas, do ecossistema e da economia em geral”, disse. Alguns benefícios que optantes pelo Simples podem aproveitar são: alíquotas reduzidas para os impostos; simplificação na apuração e no pagamento dos tributos; simplificação na entrega das declarações e acesso a linhas de crédito específicas.