Prazo termina no final de dezembro

Os empresários brasileiros têm até o dia 31 de dezembro deste ano para obter o Certificado Digital no padrão ICP-Brasil. Sem a certificação, as empresas não conseguirão enviar declarações obrigatórias para órgãos da esfera federal, principalmente a Receita.

O certificado digital é como uma assinatura eletrônica, necessária para validar serviços no meio virtual. Os interessados podem adquirir a certificação na Fecomércio-DF. A instituição firmou convênio com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e com a empresa Certisign, especializada no desenvolvimento de soluções digitais, para oferecer o serviço.

Com o certificado digital no padrão ICP-Brasil (baseado em padronização internacional), além das empresas serem beneficiadas com acesso seguro a outros serviços eletrônicos disponíveis na internet, é possível acessar o portal Conectividade Social (www.conectividadeicp.org), canal eletrônico de relacionamento entre a Caixa Econômica Federal, empregadores e entidades públicas.

Disponibilizado gratuitamente, o portal é utilizado para a transmissão, via internet e no ambiente da própria empresa, dos arquivos gerados pelo Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. Mais informações: (61) 3038-7524.

Foto: Joel Rodrigues