Portas abertas para o crescimento empresarial

Hoje, mais de 500 empresas brasileiras aderiram a modalidade de oferta de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A marca de varejo de calçados femininos mineira Arezzo resolveu expandir o mercado e abriu o capital em 2011, depois de 39 anos de tradição como empresa fechada.

Segundo o gerente de Relações com Investidores da Arezzo, Daniel Maia, no final do ano passado, a companhia expandiu sua sede em 38 lojas e realizou 17 reformas com ampliações, aumentando a área de vendas em 22%. A receita bruta cresceu 21% com expansão das margens operacionais, de forma que o resultado líquido aumentou 42%.

“Nossa busca contínua pelo aprimoramento e pela prática de gestão contribuiu para essa decisão e, consequentemente, para os resultados”, diz Maia. Entretanto, a gerente de Prospecção de Empresas da BM&Bovespa, Edna Sousa, afirma que a decisão de abrir o capital da empresa deve ser analisada com cuidado.

“É necessário analisar os projetos que sustentarão a perpetuidade da companhia, bem como os custos e riscos atrelados a essas diferentes fontes de recursos para determinar a estruturação do custo de capital do negócio”, aponta a gerente.