PIB per capita é três vezes maior no DF

O Distrito Federal apresentou o maior PIB per capita brasileiro em 2011. O valor registrou R$ 63.020,02. O número é três vezes maior do que a média do País e quase o dobro do registrado em São Paulo (R$ 32.449,06), o segundo maior do País. Os dados são da pesquisa: Contas Regionais do Brasil de 2011, do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (22).

“A maior renda per capita é decorrente dos altos salários do serviço público na capital do País. Cerca de 60% dos brasilienses trabalham na administração pública, o que reflete no alto consumo e no alto rendimento”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. “Em contrapartida, a desigualdade salarial ainda é muito acentuada no DF. Os mais ricos recebem 30 vezes mais do que os mais pobres, um absurdo”, conclui.

Ampliando a análise, em 2011, cinco estados concentravam a maior parte do PIB, segundo a pesquisa. O grupo é formado por São Paulo (32,6%), Rio de Janeiro (11,2%), Minas Gerais (9,3%), Rio Grande do Sul (6,4%) e Paraná (5,8%), concentrando 65,2% do PIB nacional. O Distrito Federal foi o destaque no Centro-Oeste e obteve a fatia de 4,0%, seguido pelo estado de Goiás (2,7%); Mato Grosso (1,7%) e Mato Grosso do Sul (1,2%). A pesquisa mostra, ainda, os estados que possuem os menores PIBs per capita, entre eles estão Maranhão, com R$ 7.852,71, e o Piauí, com R$ 7.835,75.