Redes sociais :
PIB do DF atinge R$ 131,5 bi e é o 7º do Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Distrito Federal atingiu R$ 131,5 bilhões em 2009. Esse valor colocou o DF na sétima posição no ranking nacional. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23) pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

A pesquisa foi feita em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, o desempenho do comércio no DF teve queda no volume de 2,3%. O setor, que em 2008 respondia por 7,5% do PIB local, passou a representar 6,5% em 2009. Desde 2003, o comércio não apresentava desaceleração. Essa retração foi observada no DF e em 14 estados.

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE, indicou que o DF apresentou médias inferiores às nacionais na maioria dos segmentos comerciais pesquisados. Dos 10 segmentos, somente as atividades de tecidos, vestuário e calçados (1,4%); e livros, jornais, revistas e papelaria (11,6%) foram superiores à média do Brasil.

Já o setor de serviços registrou crescimento de 3,9%, sustentada pelo desempenho dos segmentos de intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relativos (15,2%); alojamento e alimentação (6,8%); atividades imobiliárias e aluguel (5,1%); e administração, saúde e educação públicas (3,0%).

 

Foto: Joel Rodrigues

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo