• 13/03/2012
Pesquisa do IF adota nova metodologia

A Fecomércio-DF alterou a metodologia e o posicionamento da tradicional pesquisa de desempenho do comércio varejista do DF, que é realizada desde janeiro de 2006 pelo Instituto Fecomércio, com o apoio do Sebrae.

Agora, a pesquisa conjuntural passa a ter um novo foco: as micro e pequenas empresas brasilienses. Essa mudança vai preencher uma lacuna existente nos indicadores oficiais, que hoje estão focados somente nas empresas com mais de 20 funcionários. “O objetivo da nova pesquisa é auxiliar no entendimento da realidade das micro e pequenas empresas ao monitorar o seu crescimento, a geração de empregos e o nível de informação dos gestores”, afirma o estatístico do Instituto Fecomércio e responsável pela pesquisa, Radakian Lino.

Ele explica que a nova pesquisa conjuntural, que está em fase piloto, contempla novas regiões administrativas, mais segmentos econômicos e tem mecanismos mais ágeis de divulgação, como a internet. “Esse projeto nasce de uma madura e experimentada parceria entre a Fecomércio e o Sebrae, que têm missões complementares no apoio ao empreendedorismo, tão fortemente identificado no DF”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio, Adelmir Santana.

Foto: Paulo Cabral