• 12/12/2012
Pequenas empresas geram 78 mil postos

A geração de emprego no Brasil teve saldo positivo no mês de outubro. E as micro e pequenas empresas tiveram uma grande parcela de responsabilidade neste resultado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo Sebrae, baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho (MTE).

Os pequenos negócios responderam pela criação de 78.655 vagas de trabalho com carteira assinada. Como os médios e grandes empreendimentos demitiram 11.655 empregados celetistas, o saldo líquido do mês, em todos os portes, resultou em 66,9 mil novos postos de trabalho.

Os segmentos que mais empregaram com carteira assinada entre os pequenos negócios foram o de Comércio, com 60,6% das ocupações, seguido pelo de Serviços, que respondeu por 53% das vagas.

A Indústria de Transformação e a Construção Civil também se destacaram na geração de empregos no Brasil, com 20% e 7,5% dos novos postos, respectivamente. Segundo a pesquisa, de janeiro ao décimo mês deste ano, a participação média dos empreendimentos de micro e pequeno porte na geração de empregos com carteira assinada no país foi de 79,2%.

Foto: Joel Rodrigues