Peças de automóveis ficam mais caras no DF

Os preços das peças de veículos estão mais caras desde o dia primeiro de agosto deste ano. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios do Distrito Federal (Sindiauto-DF), Oscar Perné do Carmo, o aumento se deu pela margem de valor agregado (MVA) que subiu de 40% para 59,6%.

Com isso, os preços das peças podem subir até 4% para o consumidor. Esse aumento surgiu por uma decisão dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, que baseados em pesquisas de mercado local, foram ao Conselho Nacional da Política Fazendária (Confaz) para solicitar a elevação do MVA do setor. Entretanto, Perné afirma que cada cidade tem o seu preço e custo de compra das peças, por isso o aumento não deveria ser igual para todos os estados. “Acredito que essa medida deveria ser mais estudada, todos os estados estão tentando evitar este aumento, o Piauí mesmo já conseguiu. No DF ainda estamos batalhando para isso”, esclarece o presidente da instituição.

Oscar explica ainda que com a alta dos preços, os empresários das micro e pequenas empresas de Brasília terão muita dificuldade para sobreviver e alguns poderão até fechar os seus estabelecimentos.