fbpx

O que fazer para não perder o cliente

por acm

Os especialistas garantem que conquistar um cliente novo é de cinco a dez vezes mais caro do que manter um antigo. Tão importante quanto isso é saber quais os erros determinantes para espantar um consumidor. Em 2010, o que mais irritou os brasilienses no comércio foram produtos com danos ou defeitos. De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), foram 6.357 atendimentos relacionados a problemas do tipo.

Em 2011, a demora na entrega dos produtos é o que anda levando compradores a deixarem de frequentar determinados estabelecimentos comerciais. De janeiro até outubro, foram 5.906 reclamações registradas. A Revista Fecomércio ouviu clientes e especialistas e fez uma lista com os principais pontos que podem ser prejudiciais no relacionamento entre comerciantes e consumidores.

Entre os itens estão desde os recorrentes incômodos provocados pelo mau atendimento até questões práticas, como a falta de opções de pagamento ou a desatenção com a pós-venda. A falta de conhecimento sobre o públicoalvo acaba contribuindo para as falhas. “Se você não sabe quem irá atender, você estará sempre aquém das necessidades daquele consumidor e ele não vai voltar”, considera a analista do Sebrae no DF, Ana Emília Andrade.

Foto: Joel Rodrigues

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.