Número de famílias endividadas diminui no DF

O percentual de famílias brasilienses endividadas em junho de 2013 foi de 84,7%. Essa porcentagem equivale a 627.166 famílias com algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. O índice é inferior ao registrado em maio (86,5%). É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).

Houve uma diminuição de mais de 13 mil famílias endividadas no DF na comparação de junho com o mês anterior, o montante passou de 640.384 em maio para 627.166 no sexto mês do ano. Na opinião do presidente da Fecomércio- -DF, Adelmir Santana, a queda mensal no endividamento decorre de uma melhora na administração do orçamento do consumidor. “Os brasilienses estão mais interessados em renegociar pagamentos em atraso. A pesquisa aponta que houve uma redução de mais de duas mil famílias que disseram não ter condições de quitar as dívidas em junho na comparação com maio. Isso porque a renegociação do montante promove uma redução no número de pessoas que acreditava que a dívida era impagável”, explica Adelmir.

Em maio, 5.970 famílias acreditavam não ter condições de quitar as contas em atraso, em junho esse número caiu para 3.059 famílias.