• 28/09/2012
Número de famílias endividadas cresce em Brasília

O percentual de famílias com dívidas aumentou pelo quinto mês consecutivo no Distrito Federal, segundo a pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio do DF e pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O número de brasilienses que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros aumentou 2% em relação ao mês anterior, alcançando 87,3%, comparado com 85,3% de agosto.

O maior vilão dos brasilienses é o cartão de crédito, 88,9% se disseram endividados nessa modalidade, mas 39,3% disseram ter condições de quitar suas dividas. Na opinião do presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o número representa o perfil do brasiliense. “Brasília têm muitos servidores públicos e a maioria deles tem acesso facilitado ao crédito e uma maior capacidade de endividamento em função do alto poder aquisitivo. O consumidor deve prestar mais atenção ao orçamento familiar para que não seja surpreendido”, explica Adelmir.

Ele ressalta também o crescente consumo de bens duráveis como veículos e móveis. Isso faz com que o consumidor compre com cheques e cartões, o que se reflete em dívidas.