• 30/04/2014
Número de endividados sobe no País em abril

As famílias brasileiras ficaram mais endividadas em abril de 2014, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (29) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O percentual de famílias que relataram ter algum tipo de dívida alcançou 62,3% no quarto mês do ano, avançando em relação aos 61% observados em março. Na comparação anual o índice recuou em relação aos 62,9% de abril de 2013.

“O aumento do número de endividados não foi muito expressivo. Mas, podemos creditar essa pequena alta ao crescimento do custo de vida no País e o momento conturbado da economia brasileira”, aponta a economista da CNC, Marianne Hanson. Ela explica ainda que o número de endividados em 2014 deve permanecer abaixo do observado no ano passado. O estudo mostra ainda que o percentual de famílias brasileiras que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso apresentou recuo na comparação mensal, alcançando 6,9% em abril ante 7,1% em março. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor é apurada mensalmente pela CNC a partir de janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores.