Natal Sempre Monumental vai iluminar Brasília neste domingo

Brasília receberá este ano o Natal Sempre Monumental. Um evento inédito, no coração da capital federal, que contará com uma estrutura nunca antes vista na cidade. Idealizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a Torre de TV de Brasília será o palco de uma iluminação cenográfica especial de alta definição. Com uma estrutura de mais de 200 metros de altura, a Torre receberá uma projeção de luzes que dará a impressão de uma árvore de natal gigantesca. Além disso, a cenografia contará com grandes bolas decoradas com temas natalinos, distribuídas aos pés da torre. O lançamento oficial será neste domingo (8), às 19h, na Torre de TV. O show de luzes será sempre acompanhado por uma trilha sonora feita exclusivamente para a atração. A árvore permanecerá acesa diariamente, das 19h à 1h, entre 8 de dezembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, Dia de Reis.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que esse projeto está sendo elaborado por meio da Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da instituição há três anos. Maia destaca também que o projeto visa desenvolver o turismo na capital da República. “Nossa ideia é fazer com que as pessoas fiquem na cidade durante o fim do ano e que possam trazer seus parentes de fora para acompanhar a festa. Além disso, eventos como estes ocupam a hotelaria da cidade, gera movimento nos bares e restaurantes e aquece o varejo”, diz. “Brasília precisa de eventos deste porte para se transformar em um polo turístico. Nossa estimativa é que cerca de R$ 15 milhões sejam gerados em negócios nos setores de comércio, serviços e turismo durante a festividade”, conclui Francisco Maia. A iniciativa também vai gerar mais de 750 empregos diretos na cidade.

O diretor artístico do evento, Abel Gomes, ressalta que depois de criar árvores emblemáticas em diversas cidades, como todas as edições da árvore da Lagoa, no Rio de Janeiro, a de Brasília será um ponto turístico especial, com muita luz e tecnologia. “Estamos trabalhando neste projeto desde 2017 para trazer um grande espetáculo para Brasília, que é uma cidade enorme. Vamos transformar a torre em uma grande árvore com luzes de última geração, será inesquecível”, informa o cenógrafo, que também assinou árvores do Ibirapuera, em São Paulo, Portugal, México, Romênia, Hungria e Polônia.

Os patrocinadores do projeto afirmam que é gratificante participar de uma festa tão grandiosa para a cidade: o presidente da CEB, Edison Garcia, diz que a companhia não poderia estar ausente. “É um evento que traz a beleza das luzes e a energia da cidade passa pela CEB. É um projeto que coloca Brasília em um cenário nacional por meio da luz e da arte”, informa. A assessora da presidência do BRB, Silvana Payão, ressaltou que para o banco é essencial participar do Natal da cidade. “É um projeto muito importante. Um primeiro passo de algo enorme”, destaca. O gerente de comunicação da Caixa Seguradora, Rodrigo Cicutti, também ressaltou a felicidade de participar da festa e disse que o Natal irá aquecer o comércio e o turismo de Brasília. Já o presidente da Terracap, Gilberto Occhi, disse que o órgão vem trabalhando em prol da população. “A Terracap é Brasília, queremos que a população como um todo possa reconhecer esse esforço do órgão em trabalhar pela cidade”, explicou. O apoio de divulgação é da Globo. Todos patrocinadores e apoiadores convidaram a população a participar desse lindo espetáculo e viver esse momento de perto.

Festa de abertura

O lançamento, neste domingo (8), contará com uma megaprodução para apresentar o Natal Sempre Monumental, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, com regência do maestro Claudio Cohen. A orquestra será acompanhada por um ballet, liderado pela primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, e pelo primeiro bailarino do Teatro Colón (Buenos Aires/AR), Federico Fernandez. Para o público visualizar toda a beleza dos números de dança, o piso do palco terá uma inclinação de quatro graus, como acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além disso, a cantora sertaneja Naiara Azevedo fará uma apresentação totalmente gratuita.

Às 20h, a Torre de TV se transformará na maior árvore de Natal do Brasil e será iluminada com mais de 200 refletores moving lights e mais de 300 refletores de LED multicoloridos. Para içar os equipamentos, foram necessários mais de 1 quilômetro de cabos e algumas centenas de polias, além de uma equipe de mais de 20 pessoas entre alpinistas e técnicos. A fonte luminosa será revitalizada, trazendo de volta para a cidade o show de águas e luzes.

Além disso, um show pirotécnico está sendo especialmente produzido para encantar as mais de 30 mil pessoas que são esperadas no evento. A produção e criação são da SRCOM, agência de brand experience com mais de 30 anos de mercado, por trás de projetos como as cerimônias Olímpicas e Paralímpicas Rio 2016, e mais de doze anos de Réveillon de Copacabana, entre outros.

Patrocinadores

O Natal Sempre Monumental é Apresentado por Ministério da Cidadania, Caixa Seguradora e BRB, com Patrocínio da BRBCARD, Financeira BRB, e Terracap. O apoio é do Sesc-DF e da CEB. A realização é da Fecomércio-DF e do Governo do Distrito Federal. A produção e criação são da SRCOM. O apoio de divulgação é da Globo.

Serviço:

19h – Apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

20h às 22h – Acendimento da Torre de TV e Fonte Luminosa com show pirotécnico, seguido da apresentação de Naiara Azevedo