Museus de Brasília pedem socorro

O governo federal destinou este ano, R$ 2,8 milhões para a recuperação e modernização de museus do DF. O repasse da verba será feito à Secretaria de Cultura para apoiar o projeto Modernizando Museus, do governo local.

A ação prevê melhorias na infraestrutura do Museu do Catetinho, Museu da Cidade, Memorial dos Povos Indígenas, Museu de Arte de Brasília, Museu Nacional da República, Museu Vivo da Memória Candanga e Espaço Cultural 508 Sul. A ação faz parte da preparação da cidade para a Copa do Mundo de Futebol.

A iniciativa é importante para o fomento do turismo, mas a capital federal ainda está longe de desenvolver toda a sua potencialidade de centro turístico. As viagens de negócios e eventos predominam nos números do turismo de Brasília e as atrações culturais são pouco divulgadas e visitadas.

Dos 3.116 museus que o Brasil dispõe, 66 estão no DF, conforme dados do Ibram. O empresário Tomaz Iketa, proprietário do Garvey Park Hotel, diz que falta investimento na divulgação das atrações culturais. “É preciso haver um material de divulgação dentro do hotel. Sou eu o responsável por fazer esse folder? Não acho que seja meu papel. Não há o incentivo necessário para divulgar o destino”, diz.

Foto: Joel Rodrigues