Microfranquias faturam R$ 3,9 bilhões em 2011

O faturamento das microfranquias subiu 15% em 2011, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgada segunda- feira (23) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo a divulgação, o faturamento das 260 redes existentes no país deve ter ultrapassado os R$ 3,9 bilhões em 2011. Esse ano, a previsão é de um crescimento maior, de 20%. As microfranquias são aquelas que exigem investimento inicial de até R$ 50 mil e garantem faturamento mensal em torno de R$ 30 mil aos franqueadores.

O Sebrae vai firmar convênio com a ABF para mapear o setor, identificar boas práticas e criar manuais de orientação e capacitação para micro e pequenas empresas que desejam ser franqueadoras.