Metro quadrado no DF ainda é o mais caro

A desaceleração de preços segue como marca do mercado imobiliário em seis capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os preços médios dos imóveis tiveram queda em Belo Horizonte e no Distrito Federal em julho, segundo dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), nesta sexta-feira (3).

Na capital mineira, houve queda de 1,2% no preço do metro quadrado. No DF, o recuo foi de apenas 0,1%. Apesar da redução no preço no mês passado, o metro quadrado brasiliense ainda é o mais caro entre as capitais pesquisadas pela Fipe, com valor médio de R$ 8.271. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (R$ 8.159) e São Paulo (R$ 6.611).

Na opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi-DF), Carlos Hiram, os valores do levantamento não significam a queda direta de preços. “O mercado está estável, levando-se em conta os altos e baixos que vemos no decorrer dos meses. Isso é bom porque traz mais confiança para a população na hora de adquirir ou alugar um imóvel”, afirma Hiram. O índice FipeZap reúne informações dos preços do metro quadrado dos imóveis usados e novos (exceto lançamentos). As informações são coletadas diariamente em anúncios na internet.

Foto: Joel Rodrigues