Mesa Brasil realiza oficina para ensinar entidades a aproveitarem melhor os alimentos

As ações do programa Mesa Brasil Sesc vão além de arrecadar e distribuir alimentos. Ao longo do ano, são realizadas oficinas para as mais de 250 entidades sociais cadastradas. Para ensinar aos cozinheiros das instituições dicas de preparo das refeições, na tarde desta quinta-feira (28) ocorreu a Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. Cerca de 40 pessoas participaram da oficina que ocorreu na cozinha da faculdade Iesb, localizada na 613 Sul.

A assistente de Coordenação do Mesa Brasil Sesc, no Distrito Federal, Karla Feijão, destaca a importância das atividades que o programa realiza. “Desenvolvemos ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social. O objetivo é estimular uma alimentação adequada, variada e de qualidade. Com isso, fortalecemos as instituições assistidas e proporcionamos uma reeducação alimentar”, contou.

Durante a oficina foram preparados seis pratos utilizando o conceito do reaproveitamento dos alimentos. Conserva de legumes, pão italiano, palitos de legumes com maionese e abacate com beterraba, brownie de feijão preto, strogonoff de entrecasca de melancia e arroz de couve flor foram as receitas ensinadas. A oficina foi ministrada pela engenheira agrônoma e chef de cozinha, Alessandra Brant, que é parceira do Sesc.

A cozinheira da Federação dos Bandeirantes, localizada no Paranoá, Maria Aparecida Santos, esteve na oficina pela primeira vez e conta o que achou. “Foi maravilhoso! Adquirimos mais experiência e isso é muito importante. Aprendemos como aproveitar os alimentos de uma forma diferente e as crianças vão gostar das novas receitas”, contou.