Menos burocracia para empreendedores individuais

A partir do próximo ano, os empreendedores individuais (EI) poderão alterar dados ou cancelar registro por meio do Portal do Empreendedor.

A regulamentação do processo foi aprovada durante a 4ª Reunião Ordinária do Comitê para Gestão da Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização das Empresas e Negócios. A mudança dará mais rapidez aos processos.

Hoje, para alterar ou cancelar o registro, o empreendedor individual precisa ir pessoalmente a Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado e prefeitura.

A partir de 2012, será possível resolver tudo por meio do Portal do Empreendedor. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com apoio do Sebrae, está gerenciando os processos para a mudança.