Lojistas estão animados com o Natal

Os empresários do comércio do Distrito Federal estão otimistas com a chegada do Natal. Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio mostra que 65,13% dos comerciantes apostam em vendas superiores ao mesmo período do ano passado, enquanto que 23,95% esperam vendas iguais. Apenas 10,92% acreditam em vendas menores. Para os que prevêem crescimento, a expectativa de incremento médio nas vendas é de 12,12%.

O setor mais otimista no Distrito Federal é o de eletrônicos, com uma espera de alta em torno de 26,33% nas vendas no Natal. Na seqüência, aparecem os segmentos de perfumaria (16,97%), chocolataria(15,75%), supermercados/ hipermercados(13,81%), vestuário (13,50%), móveis/decorações(12%), calçados (10,83%), loja de departamento (9,50%), material esportivo (8,39%), lojas de brinquedos (2,61%) e livraria (1,50%). O preço médio do presente apresenta variação dependendo do segmento pesquisado, mas a média deve ficar em R$ 134,80 – o número é R$ 50,37 a mais do que o registrado no mesmo período do ano de 2012.

“É sempre grande a expectativa para o Natal. Os empresários estão otimistas por se tratar da melhor época de vendas para os setores de comércio e serviços”, explica o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. Ele lembra também que em Brasília o poder aquisitivo é maior, o que explica a grande expectativa para o período.

Foto: Cristiano Costa