Live da Câmara de Turismo da Fecomércio dá dicas sobre a nova realidade no segmento

Em live promovida pela Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF, nesta terça-feira (23), no Facebook e Youtube da Federação, foram discutidos diversos temas para a retomada segura das atividades turísticas. A coordenadora de turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia, e a consultora na área de inovação no segmento, Marta Poggi, deram dicas de empreendedorismo e de como se comportar nas redes sociais para passar credibilidade do negócio aos clientes. A conversa foi mediada pela presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-DF), Adriana Pinto. O presidente da Fecomércio-DF e da Câmara de Turismo, Francisco Maia, fez a abertura da transmissão.

Francisco Maia disse que é um momento ruim para diversos setores da economia, principalmente para o turismo, um dos segmentos mais afetados. A intenção da live, de acordo com o presidente da Federação, foi a de contribuir para superar a crise e achar novas formas de empreender. “Estamos há mais de 90 dias com hotéis, bares e restaurantes fechados. Não sabemos quando recomeçará. O resultado que temos é de falência e desemprego. Por isso, precisamos começar a mudar essa visão de desastre e discutir novos caminhos”, informou. “Toda crise tem dois lados, vamos tirar o positivo, gerar criatividade para que os negócios voltem a funcionar. É um mundo novo e temos que estar preparados”, conclui Francisco Maia.

Sobre o cenário esperado no turismo pós-pandemia, Ana Clévia acredita em uma realidade desafiadora. “Teremos que nos reinventar. Esse não é o desafio posto só para quem empreende, mas para todos nós. O cenário futuro dependerá de cada um. O futuro é digital e também passa pela questão da sustentabilidade”, disse a coordenadora de turismo do Sebrae Nacional. Ela falou também da relevância de se construir um propósito para a sua empresa. “Hoje, a empresa precisa ter um objetivo. Dentro desse novo contexto de pandemia, é hora de refletir: pensarmos em ter um objetivo, mudar atitudes. Esse é o plano para uma estratégia de negócios”, informou. Ela também enfatizou a importância de otimizar os recursos e liderar bem a sua equipe, além de pensar nos canais em que a empresa está presente.

A consultora na área de inovação no segmento, Marta Poggi, destacou que o empresário precisa estar conectado, principalmente nas redes sociais, como sites de viagens que fornecem informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. De acordo com Marta, é preciso transmitir segurança e saber interagir com o cliente, seja aquele que faz uma crítica ou o que elogia. “Vimos que a pandemia acelerou várias tendências e o marketing digital é uma delas. Hoje, existem ferramentas básicas, como um site bem feito; que funcione no tablet, no celular ou no notebook e que comunique com o seu consumidor. Além, é claro, de estar presente nas redes sociais”, informou. “É preciso ouvir e conhecer o seu público para entregar um valor para o cliente. Esses canais digitais precisam ser atualizados diariamente. O TripAdvisor é uma ferramenta importante. Se alguém te avaliou mal, é preciso monitorar e conversar com o seu cliente. Tem empreendedor que nem sabe que seu negócio está nesta ferramenta. É indispensável essa interação”, avaliou.

Entre outros pontos, as participantes da live falaram sobre mais ferramentas gratuitas que podem ajudar no empreendimento, como o Google Meu Negócio, que é grátis e auxilia no posicionamento de buscas pelo negócio na plataforma Google. Elas também deram dicas de leitura e de crescimento para empreendimentos. Para conferir o conteúdo completo, acesse o vídeo no Youtube da Federação: https://www.youtube.com/watch?v=eESk-G9PVVs